Pescadores e botos: histórias de uma conexão em rede

Authors

  • Elisa Berlitz Ilha Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal (PPGBAN/IB/UFRGS); CECLIMAR/UFRGS
  • Camila Thiesen Rigon CECLIMAR/UFRGS
  • Dandara Rodrigues Dorneles Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UFRGS); CECLIMAR/UFRGS.
  • Yuri Roxo de Camargo Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal (PPGBan/UFRGS), CECLIMAR/UFRGS.
  • Eunice Aita Isaia Kindel Departamento de Ensino e Currículo, Faculdade de Educação (FACED/UFRGS).
  • Ignacio Benites Moreno CECLIMAR/UFRGS; Campus Litoral Norte/UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.8536

Keywords:

Pesca Cooperativa, Pescadores artesanais, Botos, Educação Ambiental, Conservação.

Abstract

“Todo mundo deveria saber o que acontece aqui, sobre os botos e da pesca com eles. Saber como eles ajudam o pescador...”. Com o objetivo de contribuir para a conservação da pesca cooperativa na Barra do Rio Tramandaí a partir de um instrumento didático, realizamos uma investigação qualitativa, que recorreu a abordagens do campo da antropologia visual (fotografia) e de relatos orais de métodos biográficos (histórias de vida/depoimentos). A interação entre essas estratégias permitiu a construção de uma exposição fotográfica itinerante, construída com curadoria dos próprios sujeitos que a significam. Enquanto a imagem parece capaz de valorizar os pescadores e sua prática cultural de forma estética, as narrações baseadas em histórias ampliam oportunidades de expressão e protaganismo destes pescadores artesanais. Palavras-chave: Pesca Cooperativa. Pescadores artesanais. Botos. Educação Ambiental. Conservação. Fishermen and dolphin: a network connection history This study aims at contributing to the conservation of the human–dolphin cooperative fishery in the Imbé/Tramandaí estuary, south Brazil. We used an educational, sensitizing tool to carry out a qualitative survey, based on both the visual anthropology approach (photography) and oral accounts of life stories/testimonials (biographical method). The combination of these approaches lead us to produce an itinerant photography exhibition exploring human–dolphin cooperative fishery, under curatorship of fishermen themselves. While photography enhances fishermen and their cultural practice aesthetically, biographical testimonials expands their way of expressing themselves and our and our ability to help preserve human-dolphin interactions. Keywords: Cooperative fishing. Artisanal fishermen. Dolphin. Environmental education. Conservation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elisa Berlitz Ilha, Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal (PPGBAN/IB/UFRGS); CECLIMAR/UFRGS

bióloga e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal (PPGBAN/IB/UFRGS)

Camila Thiesen Rigon, CECLIMAR/UFRGS

bióloga-marinha vinculada ao CECLIMAR/UFRGS

Dandara Rodrigues Dorneles, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UFRGS); CECLIMAR/UFRGS.

bióloga e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UFRGS)

Yuri Roxo de Camargo, Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal (PPGBan/UFRGS), CECLIMAR/UFRGS.

biólogo e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal (PPGBan/IB/UFRGS)

Eunice Aita Isaia Kindel, Departamento de Ensino e Currículo, Faculdade de Educação (FACED/UFRGS).

Docente no Departamento de Ensino e Currículo, Faculdade de Educação (FACED/UFRGS)

Ignacio Benites Moreno, CECLIMAR/UFRGS; Campus Litoral Norte/UFRGS.

Docente no Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos e Campus Litoral Norte (UFRGS).

Published

2020-08-31

How to Cite

Ilha, E. B., Rigon, C. T., Dorneles, D. R., de Camargo, Y. R., Kindel, E. A. I., & Moreno, I. B. (2020). Pescadores e botos: histórias de uma conexão em rede. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 25(2), 512–535. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.8536

Issue

Section

Artigos