As contribuições da Educação Ambiental Freireana (EAF) para formação crítica dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15551Keywords:
Paulo Freire, Educação Ambiental, Formação Crítica, Consciência Crítica, Educação BásicaAbstract
The contributions of Freirean Environmental Education (EAF) to the critical training of students
Os problemas ambientais na sociedade brasileira, exigem um comprometimento coletivo de todos. O primeiro passo é o investimento em educação e formação crítica. Neste sentido, o objetivo deste artigo é discutir as contribuições da Educação Ambiental Freireana (EAF) para formação dos estudantes da Educação Básica. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de revisão bibliográfica, de natureza qualitativa. Conclui-se que a EAF contribui para a formação de indivíduos mais críticos e conscientes do seu papel em relação a crise socioambiental, mediante o diálogo, a utilização de temas geradores, debate e a proposição de intervenções na realidade, que vão além do ativismo simples da causa ambiental, mas sim, a intervenção transformadora na realidade.
Downloads
References
CARVALHO, I. C. de M. Educação Ambiental: formação do sujeito ecológico. 6 ed. São Paulo, Cortez, 2012.
DELIZOICOV, D.; DELIZOICOV, N. C. A dimensão freireana na educação ambiental. In: LOUREIRO, C. F. B.; TORRES, J. R. Educação Ambiental: dialogando com Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2014.
DICKMANN, I.; CARNEIRO, S. M. M. Educação Ambiental Freiriana. Chapecó: Livrologia, 2021. DOI: https://doi.org/10.52139/livrologia9786586218473
DICKMANN, I.; CARNEIRO, S. M. M. Paulo Freire e Educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia. Revista de Educação Pública, v. 21, n. 45, p. 87-102, 2012. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/334. Acesso em: 28 fev. 2023.
DICKMANN, I.; STANQUEVISKI, C. Pedagogia da resistência: aportes críticos para uma Educação Ambiental Freiriana. Quaestio, Sorocaba, SP, v. 21, n. 1, p. 59-80, jan./abr. 2019. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/3509 Acesso em: 28 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n1p59-80
FREIRE, P. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 75. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2020.
FREITAS, A. L. S. Conscientização. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITTKOSKI, J. J. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
GUIMARÃES, M. Educação Ambiental Crítica. In: LAYRARGUES, P. P. (Org.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília (DF): Edições Ministério do Meio Ambiente, 2004.
GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012.
LAYRAGUES, P.P. As desafiantes novidades da educação ambiental: há uma generalizada incompreensão do significado das correntes pedagógicas? In: GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. 8 ed. Campinas: Papirus, 2012. p. 11-16.
LAYRARGUES, P. P. A dimensão freireana na educação ambiental. In: LOUREIRO, C. F. B.; TORRES, J. R. (org.). Educação Ambiental: dialogando com Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2014. p. 7-12.
LAYRARGUES, P. P. Muito além da natureza: educação ambiental e reprodução social. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. de. (orgs.). Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 72-103.
LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. C. As macrotendências político-pedagógicas na Educação Ambiental Brasileira. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 23-40, jan./mar., 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/?format=pdf. Acesso em: 5 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1809-44220003500
LIMA, G.F.C. Educação Ambiental no Brasil: formação, identidades e desafios. Campinas: Papirus, 2011.
LOUREIRO, C.F. B. Teoria Crítica. In: FERRARO JÚNIOR, L. A. (org.). Encontros e caminhos: formação de educadoras (es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente. v. 1, p.325-332, 2005. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/sdi/ea/og/pog/arqs/encontros.pdf. Acesso em: 28 fev. 2023.
LOUREIRO, C.F. B. Trajetórias e fundamentos da Educação Ambiental. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
LOUREIRO, C.F.B. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política. Coleção questões da nossa época: v. 39. São Paulo, Cortez, 2012.
MARTINS, N. P.; BIZERRIL, M. X. A. Articulações entre os temas geradores de Paulo Freire e a Educação Ambiental na escola. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, 10., Águas de Lindoia. Anais [...]. Águas de Lindoia, 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/lista_area_10.htm. Acesso em: 28 fev. 2023.
SANTOS, J. A.; TOSCHI, M. S. Vertentes da educação ambiental: da conservacionista à crítica. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, v. 4, n. 2 (Ed. Especial), p. 241-250, jul./dez., 2015 DOI: https://doi.org/10.21664/2238-8869.2015v4i2.p241-250
.
SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em Educação Ambiental. In: SATO, M.; CARVALHO, I.. Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 17–44.
SILVA, L. F.; CARVALHO, L. M. de. Educação em ciências e temática ambiental: aproximações teórico-metodológicas com a perspectiva educacional freireana. In: WATANABE, G. (org.). Educação científica freireana na escola. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019. p. 149-168.
TEIXEIRA, L.A.; TALAMONI, J.L.B.; TOZONI-REIS, M.F.C. A relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru. Ciência e Educação, Bauru, v. 19, n. 3, p. 657-676, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000300010
TORRES, J. R.; FERRARI, N.; MAESTRELLI, S. R. P. Educação ambiental crítico-transformadora no contexto escolar: teoria e prática freireana. In: LOUREIRO, C. F. B.; TORRES, J. R. (orgs.). Educação Ambiental: dialogando com Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2014. p. 13-80.
TOZONI-REIS, M. F. C. Temas ambientais como temas geradores: contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Educar em revista, v. 22, n. 27, 2006. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6467. Acesso em: 28 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602006000100007
VELOSO, N. Entre camelos e galinhas, uma discussão acerca da vida na escola. In: MELLO, S.; TRAJBER, R. (orgs.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental. Brasília: MEC/UNESCO, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Mairtes de Fátima Ramos, Nilo Leal Sander
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.