O arco-íris é meu ambiente

as aprendizagens e as narrativas de militantes LGBTQIA+ sobre a crise climática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14728

Keywords:

Educação ambiental, LGBTQIA , Crise Climática

Abstract

Essa pesquisa objetivou, por meio da educação ambiental, compreender como a comunidade LGBTQIA+ interpreta o fenômeno climático. Nos ancoramos na Fenomenologia e trilhamos os caminhos da Cartografia do Imaginário. Em nossa pesquisa, sete militantes LGBTQIA+ nos contaram sobre suas vivências, suas descobertas e suas lutas, traçando uma cartografia que nos levou a uma viagem epistêmica e fenomenológica do ambiente por eles vivido e compartilhado. O resultado deste trabalho servirá de subsídio para novas pesquisas relacionadas aos temas propostos e poderá estimular, através dos elementos científicos oferecidos, uma união entre o ativismo LGBTQIA+ e o ativismo ambiental.

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Author Biographies

Regina Aparecida da Silva, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

Bióloga, Mestre em Educação pela UFMT (2006). Doutora em Ciências pela UFSCAR (2011). Membra do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental Comunicação e Arte (GPEA). Professora no Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondonópolis.

Romário Custodio Jales, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Graduado em Administração pela FCARP (2010), Mestre em Educação pela UFMT (2021), membro do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental Comunicação e Arte (GPEA).

Victor Hugo de Oliveira Henrique, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutorando em Educação pela UFMT, membro do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental Comunicação e Arte (GPEA). Professor na Rede Municipal de Educação de Sinop - MT.

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Published

2022-12-26

How to Cite

Aparecida da Silva, R. ., Custodio Jales, R. ., & de Oliveira Henrique, V. H. (2022). O arco-íris é meu ambiente: as aprendizagens e as narrativas de militantes LGBTQIA+ sobre a crise climática. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(2), 1–25. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14728

Issue

Section

Educação Ambiental e Justiça Climática