Educação ambiental em museus de história natural

uma análise a partir da exposição interativa amântica

Authors

  • Rayssa Bernardi Guinato Museu de História Natural Hortêncio Pereira da Silva Junior https://orcid.org/0000-0003-1736-0590
  • José Carlos Simão Cardoso Júnior Museu de História Natural Hortêncio Pereira da Silva Junior
  • Roberta Andreotti Machado Olimpio Museu de História Natural Hortêncio Pereira da Silva Junior

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11626

Keywords:

educação não formal, mata atlântica, floresta amazônica, museologia

Abstract

Este trabalho apresenta a análise de uma exposição interativa como ferramenta de educação ambiental em um museu de história natural. A exposição como proposta fazer com que o público adquirisse conhecimentos sobre dois biomas brasileiros, a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica. Relatamos aspectos da criação e preparo da exposição, as percepções do público visitante e como a educação ambiental aplicada em museus de história natural pode ser efetiva. Esperamos que essa experiência inspire futuras ações e atividades que relacionem museus, trilhas ecológicas e meio ambiente, visando cada vez mais a utilização de ferramentas transdisciplinares de educação para a conscientização ambiental.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRUMATTI, P. N. M. Sociedade, cultura e natureza: influências do ambientalismo no desenvolvimento do ecoturismo. Caderno Virtual de turismo. Rio de Janeiro, v. 14, n.3, p. 280 - 297, dez., 2014.

CARVALHO, C.; LOPES, T. O Público Infantil nos Museus. Educação e Realidade, v. 41, n. 3, p. 911–930, /set., 2016.

CAZELLI, S., MARANDINO, M. STUDART, D. Educação e Comunicação em Museus de Ciências: aspectos históricos, pesquisa e prática In: Educação e Museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciências, ed. Rio de Janeiro: FAPERJ, Editora Access, 2003

FENSHAM, P. J.; HARLEN, W. International Journal of School science and public understanding of science. International Journal of Science Education, v. 21, n. n.7, p. 755–763, 2010.

HABEL, J. C. et al. Final countdown for biodiversity hotspots. Conservation Letters, v. 12, n. June, p. 1–9, 2019.

HENRIKSEN, E. K.; FRØYLAND, M. The contribution of museums to scientific literacy : views from audience and museum professionals. Public Understanding of Science, v. 9, n. n4, out, p. 393–415, 2000.

KONDRAT, H.; MACIEL, M. D. Educação ambiental para a escola básica : contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 55 out.-, p. 825–1058, 2013.

LI, Y. et al. Habitat filtering determines the functional niche occupancy of plant communities worldwide. Journal of ecology, v. 106, n. 3, p. 1001–1009, 2018.

LOUREIRO, Carlos Frederico B. Educação ambiental e movimentos sociais na construção da cidadania ecológica e planetária. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO. R. S. de (Org.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, p.73-103, 2011.

MARANDINO, M. Museus de Ciências , Coleções e Educação : relações necessárias. Revista Eletrônica de Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, v. 2, n. 2, p. 1–12, jul/dez, 2009.

MARQUES, A. C. T. L.; MARANDINO, M. Alfabetização científica , criança e espaços de educação não formal : diálogos possíveis. Educação em Pesquisa, v. 44, n. 170831, p. 1–19, 2018.

MEYER, G. C.; MEYER, G. C. Educação ambiental em museus de ciência: diálogos, práticas e concepções. Revbea, São Paulo, v.9, n.1, p.70-86, 2014.

Museu de História Natural de Itapira. Disponível em: https://museusitapira.com.br/natural-index/. Acesso em: 22 abr. 2020

Projeto MapBiomas. Disponível em: https://mapbiomas.org/infograficos-1?cama_set_language=pt-BR. Acesso em: 15 out. 2018

MYERS, N. et al. Biodiversity hotspots for conservation priorities. Nature, v. 403, n. 6772, p. 853–858, 2000.

SOUZA, D. M. V. DE. Ciência para todos? A divulgação científica em museus. Ciência da Informação. Brasília, DF, v. 40, n. 2, ago., p.256–265, 2011.

VASCONCELLOS, M. des M. N; GUIMARÃES, M. Educação ambiental e educação em ciências: um esforço de aproximação em um museu de ciências – MAST. Ambiente & Educação. v.11, p. 165- 173, 2006.

Published

2021-10-31

How to Cite

Guinato, R. B., Júnior, J. C. S. C., & Olimpio, R. A. M. (2021). Educação ambiental em museus de história natural : uma análise a partir da exposição interativa amântica. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 26(1), 565–584. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11626