Ética, educação ambiental e mudança social rumo ao ecomunitarismo

Autores

  • Sírio Lopez Velasco

Palavras-chave:

Educação Ambiental problematizadora. Ética argumentativa. Ecomunitarismo. Nova política.

Resumo

A atividade “política” é maior que a política partidária, haja vista que a polis na Grécia clássica é a cidade-estado organizada e governada pelo conjunto dos “cidadãos”. Hoje isso fica mais claro através das ações do que poderíamos chamar de “nova política”, que tem nas ONGs protagonistas destacados e nas ações de conjuntos quase-espontâneos e semi-organizados de cidadãos, atores cada vez mais freqüentes. Ora, essas ações precisam de uma orientação que lhes permita estabelecer um rumo firme e coerente. Neste trabalho propomos a ética argumentativa da libertação e a educação ambiental problematizadora como sendo os alicerces sobre os quais esse rumo fica claramente estabelecido, fixando o ecomunitarismo como alvo-guia utópico indispensável para quem tem horizontes pós-capitalistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sírio Lopez Velasco

Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Federal do Rio Grande onde atua no Doutorado e Mestrado em Educação Ambiental. Pós-Doutorado pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas Instituto de Filosofía, CSIC, Espanha.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2009-05-16

Como Citar

Velasco, S. L. (2009). Ética, educação ambiental e mudança social rumo ao ecomunitarismo. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 9(1), 9–27. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/906

Edição

Seção

Artigos