A Educação Ambiental constituída na práxis do Trabalho Técnico Social: teoria e prática no contexto de conflito socioambiental no processo de expansão de área portuária.

Autores

  • Anderson Pires Souza Universidade Federal do Rio Grane / FURG http://orcid.org/0000-0001-6836-3332
  • Thaís Gonçalves Saggiomo Universidade Federal do Rio Grande/FURG
  • Lucia de Fátima Socoowski Anello Universidade Federal do Rio Grande/FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7416

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica. Conflito socioambiental. Trabalho Técnico Social

Resumo

Objetivamos neste artigo desenvolver uma estrutura teórico/reflexiva entorno da Educação Ambiental na práxis do trabalho técnico social, inserido no contexto de conflitos socioambientais no processo de expansão portuária e reassentamento habitacional das famílias do Bairro Getúlio Vargas, no Município do Rio Grande/RS.. Para análise buscamos a fundamentação teórica na teoria crítica, traçando metodologicamente as reflexões a partir de uma estrutura baseada na revisão bibliográfica e na análise documental. Dentre as análises, destacamos a importância do trabalho educativo fundamentar-se na perspectiva da Educação Ambiental crítica e transformadora, articulando em sua proposição metodológica a teoria freireana, no sentido de reafirmar a educação como ato político e o diálogo como instrumento essencial ao desvelamento da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Pires Souza, Universidade Federal do Rio Grane / FURG

Graduado em Letras Português/Francês e Pedagogia. Mestrando em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande.

Thaís Gonçalves Saggiomo, Universidade Federal do Rio Grande/FURG

Educadora. Pedagoga. Mestre em Educação. Doutoranda em Educação Ambiental

Lucia de Fátima Socoowski Anello, Universidade Federal do Rio Grande/FURG

Licenciada em Educação Física. Mestre e Doutora em Educação Ambiental. Docente no Programa de Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

2018-12-22

Como Citar

Souza, A. P., Saggiomo, T. G., & Anello, L. de F. S. (2018). A Educação Ambiental constituída na práxis do Trabalho Técnico Social: teoria e prática no contexto de conflito socioambiental no processo de expansão de área portuária. Ambiente &Amp; Educação, 23(3), 331–346. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7416

Edição

Seção

Artigos