A Educação Ambiental constituída na práxis do Trabalho Técnico Social: teoria e prática no contexto de conflito socioambiental no processo de expansão de área portuária.

Anderson Pires Souza, Thaís Gonçalves Saggiomo, Lucia de Fátima Socoowski Anello

Resumo


Objetivamos neste artigo desenvolver uma estrutura teórico/reflexiva entorno da Educação Ambiental na práxis do trabalho técnico social, inserido no contexto de conflitos socioambientais no processo de expansão portuária e reassentamento habitacional das famílias do Bairro Getúlio Vargas, no Município do Rio Grande/RS.. Para análise buscamos a fundamentação teórica na teoria crítica, traçando metodologicamente as reflexões a partir de uma estrutura baseada na revisão bibliográfica e na análise documental. Dentre as análises, destacamos a importância do trabalho educativo fundamentar-se na perspectiva da Educação Ambiental crítica e transformadora, articulando em sua proposição metodológica a teoria freireana, no sentido de reafirmar a educação como ato político e o diálogo como instrumento essencial ao desvelamento da realidade.

Palavras-chave


Educação Ambiental Crítica. Conflito socioambiental. Trabalho Técnico Social

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DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7416

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