A Educação Ambiental constituída na práxis do Trabalho Técnico Social: teoria e prática no contexto de conflito socioambiental no processo de expansão de área portuária.
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7416Palabras clave:
Educação Ambiental Crítica. Conflito socioambiental. Trabalho Técnico SocialResumen
Objetivamos neste artigo desenvolver uma estrutura teórico/reflexiva entorno da Educação Ambiental na práxis do trabalho técnico social, inserido no contexto de conflitos socioambientais no processo de expansão portuária e reassentamento habitacional das famílias do Bairro Getúlio Vargas, no Município do Rio Grande/RS.. Para análise buscamos a fundamentação teórica na teoria crítica, traçando metodologicamente as reflexões a partir de uma estrutura baseada na revisão bibliográfica e na análise documental. Dentre as análises, destacamos a importância do trabalho educativo fundamentar-se na perspectiva da Educação Ambiental crítica e transformadora, articulando em sua proposição metodológica a teoria freireana, no sentido de reafirmar a educação como ato político e o diálogo como instrumento essencial ao desvelamento da realidade.Descargas
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Publicado
2018-12-22
Cómo citar
Souza, A. P., Saggiomo, T. G., & Anello, L. de F. S. (2018). A Educação Ambiental constituída na práxis do Trabalho Técnico Social: teoria e prática no contexto de conflito socioambiental no processo de expansão de área portuária. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 23(3), 331–346. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7416
Número
Sección
Artigos