Competências e meio ambiente: uma análise crítica dos referenciais curriculares da educação profissional de nível técnico

Autores

  • Victor Novicki
  • Wânia Regina Coutinho Gonzalez

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Educação Profissional – nível técnico. Desenvolvimento sustentável. Matrizes curriculares. Modelo de competências.

Resumo

O modelo de competências é um aspecto central na reforma educacional (Lei de Diretrizes e Bases da Educação/1996), e seu principal objetivo foi estreitar a relação entre a escola e o processo de acumulação capitalista. Este artigo objetiva analisar os Referenciais Curriculares da Educação Profissional de nível técnico para a área de meio ambiente, enfatizando a discussão do perfil do técnico ambiental formado através de propostas curriculares orientadas por este documento. Concluímos que, a partir da visão de mundo informada pelas concepções de desenvolvimento sustentável, meio ambiente e educação ambiental formuladas pelo MEC, é impossível formar técnicos em meio ambiente críticos, comprometidos com a superação da degradação socioambiental brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Novicki

Atualmente é professor adjunto e pesquisador do Mestrado em Educação e do Curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá e pesquisador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1998).

Mais informações: Currículo Lattes

Wânia Regina Coutinho Gonzalez

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente integra o corpo docente do Mestrado Acadêmico em Educação e Cultura Contemporânea da Universidade Estácio de Sá - UNESA.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Como Citar

Novicki, V., & Gonzalez, W. R. C. (2009). Competências e meio ambiente: uma análise crítica dos referenciais curriculares da educação profissional de nível técnico. Ambiente &Amp; Educação, 8(1), 95–116. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/900

Edição

Seção

Artigos