TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CAMPUS PINHEIRAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)

Autores

  • Victor de Araujo Novicki Universidade Católica de Petrópolis - UCP
  • Sara Rozinda Martins Moura Sá dos Passos Fundação Cesgranrio

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Práticas pedagógicas. Curso Técnico em Meio Ambiente.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a formação do Técnico em Meio Ambiente de Nível Médio, enfatizando as competências e habilidades relacionadas ao seu papel de educador ambiental. O estudo, que adota uma perspectiva crítica ao nosso modo de produção, foi desenvolvido no Campus Pinheiral do IFRJ, através dos seguintes procedimentos metodológicos: (a) análise documental: legislação em vigor, Projeto Político Pedagógico e Plano de Curso, (b) questionários: aplicados em 10 professores e 41 formandos, (c) entrevistas: realizadas com sete professores. Constatamos existirem problemas com a prática docente, conforme avaliam alunos, professores e gestores, tais como: não estabelecimento de relações entre as discussões feitas em sala de aula e as realidades local e profissional, pouca articulação entre teoria e prática, ênfase na elaboração de projetos, que não são implementados e, quando o são, não têm continuidade, o que, em seu conjunto, não contribuiu na construção de situações de aprendizagem significativas para a formação de educadores ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor de Araujo Novicki, Universidade Católica de Petrópolis - UCP

Programa de Pós-Graduação em Educação

Sara Rozinda Martins Moura Sá dos Passos, Fundação Cesgranrio

Editora Assistente da Revista Ensaio

Downloads

Publicado

2013-05-14

Como Citar

Novicki, V. de A., & Passos, S. R. M. M. S. dos. (2013). TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CAMPUS PINHEIRAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ). Ambiente &Amp; Educação, 17(2), 103–116. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/3086

Edição

Seção

Artigos