Competências e meio ambiente: uma análise crítica dos referenciais curriculares da educação profissional de nível técnico
Palavras-chave:
Educação Ambiental. Educação Profissional – nível técnico. Desenvolvimento sustentável. Matrizes curriculares. Modelo de competências.Resumo
O modelo de competências é um aspecto central na reforma educacional (Lei de Diretrizes e Bases da Educação/1996), e seu principal objetivo foi estreitar a relação entre a escola e o processo de acumulação capitalista. Este artigo objetiva analisar os Referenciais Curriculares da Educação Profissional de nível técnico para a área de meio ambiente, enfatizando a discussão do perfil do técnico ambiental formado através de propostas curriculares orientadas por este documento. Concluímos que, a partir da visão de mundo informada pelas concepções de desenvolvimento sustentável, meio ambiente e educação ambiental formuladas pelo MEC, é impossível formar técnicos em meio ambiente críticos, comprometidos com a superação da degradação socioambiental brasileira.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Novicki, V., & Gonzalez, W. R. C. (2009). Competências e meio ambiente: uma análise crítica dos referenciais curriculares da educação profissional de nível técnico. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 8(1), 95–116. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/900
Edição
Seção
Artigos