Implementação da Educação Ambiental na graduação de professores de educação física: uma reflexão
Palavras-chave:
Implementação de mudanças, Educação Ambiental, Educação Ambientalizada, formação de professoresResumo
Resumo O que significa uma Educação Física Ambientalizada (EFA) no seio da graduação de Educação Física? O presente trabalho aborda esta questão, sugerindo que a implementação da Educação Ambiental (EA) num curso de graduação em Educação Física (EF) deva ser um processo educacional a ser imerso no curso como um todo, e que, portanto, deva ser norteado pelos mesmos princípios que a EA propõe. Também sugerimos que a implementação da EA em tal nível deva ter dois objetivos distintos, porém intimamente ligados e complementares: 1) ao reconhecer a escola como uma unidade multiplicadora, trabalhar sua rotina no sentido de reduzir os impactos que ela produz nesta multiplicação, enquanto mantenedora e reprodutora de uma cultura que é predatória ao ambiente; 2) buscar alternativas/mudanças em todo o seu currículo (objetivos do curso, grade curricular, metodologia de trabalho, gestão dos espaços e das relações interpessoais, formas de avaliação, etc.) de forma que tais alternativas/mudanças produzam conseqüências benéficas ao currículo. Neste artigo discutimos essa abordagem com maior profundidade e argumentamos como ela pode significar benefícios para o processo de implementação de mudanças no curso, trazendo, conseqüentemente, maior eficiência para a EF em si, em termos de promoção de uma transição, rumo a um modelo de desenvolvimento que seja sustentável ou seja, uma EFA.Downloads
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Como Citar
Tavares, F. P., & Levy, M. I. C. (2009). Implementação da Educação Ambiental na graduação de professores de educação física: uma reflexão. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 5. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1100
Edição
Seção
Artigos