O ensino de biomas no contexto da educação básica brasileira

uma revisão da literatura a partir da Análise Textual Discursiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16731

Palavras-chave:

Biomas Brasileiros, Livros Didáticos, Práticas Pedagógicas, Análise Textual Discursiva , Educação Ambiental

Resumo

The teaching of biomes in the context of Brazilian basic education: a literature review based on Discursive Textual Analysis

O estudo dos biomas brasileiros é importante tanto para conhecer as principais características de uma região, quanto para estimular a responsabilidade social e promover consciência crítica sobre a preservação ambiental, a conservação de espécies e ecossistemas, bem como sobre as principais ameaças à biodiversidade. Esses conhecimentos precisam ser desenvolvidos ao longo da Educação Básica, tendo nas disciplinas de Ciências/Biologia grande parte do conteúdo. Como forma de sintetizar a produção acadêmica nacional na forma de um estudo atual, o presente trabalho realizou, a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), uma revisão de literatura acerca do ensino de biomas brasileiros na Educação Básica. A partir da investigação realizada percebe-se que é preciso buscar novas metodologias, considerando diversas ferramentas didáticas que possam preparar os estudantes para serem cidadãos com responsabilidade social e ambiental.

Downloads

Biografia do Autor

Laurelise Alves Nunes dos Santos, Instituto Federal Sul-riograndense – Câmpus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul/CaVG)

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Sul-riograndense – Câmpus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul/CaVG) - laureliseans@hotmail.com

Maykon Gonçalves Muller, Instituto Federal Sul-riograndense – Câmpus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul/CaVG)

Doutor em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Sul-riograndense – Câmpus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul/CaVG). E-mail: maykon.ifsul@gmail.com.

Alex Antunes Mendes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). E-mail: profaalexmendes@gmail.com.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 03 jul. 2024.

CAIXETA, Wender S.; CAMPOS, Natália A.; CASTRO, André L. S. A desvalorização do Cerrado em livros didáticos de biologia do ensino médio. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, Rio Branco, v.8, n.1, p. 48-58, jan/abr, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4145 Acesso em: 05 dez. 2023.

CARVALHO, Aurilene M. S.; SILVA, Dianne. M. A. A abordagem do bioma Cerrado nos livros didáticos do ensino médio. Revista Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v.14, n. 3, 2019. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/289 Acesso em: 23 jan. 2024.

CASTRO, Luis. R. B. et al. Os biomas brasileiros nos livros didáticos de ciências: um olhar ao pampa gaúcho. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, Tandil, vol.14 no.1, p. 38-49, jul, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/335681876_Os_Biomas_Brasileiros_nos_livros_didaticos_de_Ciencias_Um_olhar_ao_Pampa_Gaucho Acesso em: 19 jan. 2024.

CASTRO, Luis R. B. et al. O bioma pampa no olhar de estudantes do ensino médio, no oeste do Rio Grande do Sul. e-Mosaicos, v. 10, n. 15, nov/dez, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/56054 Acesso em: 05 dez. 2023.

CAVALCANTE, Felipe S. et al. A práxis ecológica: experiência de ensino no maior laboratório natural do mundo, a floresta amazônica. In: Congresso Nacional de Educação, 6, 2019, Fortaleza. Anais CONEDU, Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58722 Acesso em: 23 jan. 2024.

COELHO, Ingrid M. A.; SILVA, Fábio A. R. Elaboração e aplicação de rpg didático como proposta para o ensino de biomas brasileiros. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 4, n. 1, p 49-62, jan/jul, 2020.

Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/2094 Acesso em: 19 jan. 2024.

COSTA, José. I. M. B. et al. Análise do bioma caatinga em livros didáticos de biologia. In: Congresso Internacional das Licenciaturas, 6, 2019, Recife. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/339231145_ANALISE_DO_BIOMA_CAATINGA_EM_LIVROS_DIDATICOS_DE_BIOLOGIA Acesso em: 23 jan. 2024.

COSTA, Josinara S., OLIVEIRA, André L. N.; SANTOS, Neuma T. Preservação e Conservação Ambiental: significando a proteção do meio ambiente. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4: Edição Especial, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.963. Acesso em: 08 Jul. 2024.

FERREIRA JUNIOR, Paulo. R. S.; OLIVEIRA, Daniely. B.; MARTINELLI-LEMOS, Jussara. M. Ecodiversão: jogo de tabuleiro para o ensino e o aprendizado sobre os biomas brasileiros. In: Educação: pesquisa, aplicação e novas tendências, Editora Científica Digital, 2022, p. 197-226. Disponível em: https://dx.doi.org/10.37885/220408471 Acesso em: 22 de jan. de 2024.

MARQUES, Jean. D. O.; OLIVEIRA, Alexandre. N. S.; PAES, Lucilene. S. Prática de campo nas aulas de ecologia: uma análise a partir de ecossistemas amazônicos. Revista Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v.14, n. 2, 2019. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/158 Acesso em: 22 jan. 2024.

MARTINS, João. H. B.; CARVALHO, Diogo. A. F. A importância do uso de trilhas ecológicas no ensino de biologia: uma revisão de literatura. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, Curitiba, v.4, n.1, p. 957-975, jan/mar,2021. Disponível em: https://doi.org/10.34188/bjaerv4n1-078 Acesso em: 22 jan. 2024.

MELO, Isadora. K. et al. Evolução biológica e biodiversidade da caatinga no ensino médio: atividade lúdica para auxílio da aprendizagem. In: Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido, 1, 2018, Natal. Anais CONADIS, Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/50689 Acesso em: 22 de jan. de 2024.

MIRANDA, Gabriel. P.; BEZERRA, E. P. Litorália: um jogo digital para o ensino da biodiversidade brasileira. In: Trilha de Educação – Artigos Curtos - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 20, 2021, Gramado. Proceedings of SBGames. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, p. 709-712, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19714 Acesso em: 22 de jan. de 2024.

MORAES, Roque.; GALIAZZI, Maria C. (2011). Análise Textual Discursiva. 2 ed. rev. Unijuí. 2011.

MOURA, Jullyana. C.; PORTO, Marcelo. D.; CUNHA, Hélida. F. O uso de desenhos para verificar a aprendizagem de estudantes sobre o cerrado. Revista Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v.13, n. 3, 2018. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/182 Acesso em: 22 de jan. de 2024.

NEPOMUCENO, Izaíra V.; TERRA, Bianca F. Biologia no PNLD 2018: o que temos de caatinga? Revista Exitus, Santarém, v. 10, p. 1-28, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/exitus/v10/2237-9460-exitus-10-e020014 Acesso em: 23 jan. 2024.

NUNES, Alexandre F.; MENEZES, João P. C. Trilha do Cerrado: jogo para ensino do bioma cerrado. Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 2, p. 1076-1092, mai/ago, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1076-1092.id725 Acesso em: 23 de jan. 2024.

PIGATTO, Aline G. S.; LOPES, Michel P. A classificação dos biomas brasileiros em livros didáticos de biologia. Atlante: Cuadernos de Educacion e Desarrollo, jul, 2019. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/atlante/2019/07/livros-didaticos-biologia.html#google_vignette Acesso em: 23 jan. 2024.

RAIOL, Héricton J. C.; MARTINELLI-LEMOS, Jussara M.; OLIVEIRA, Danielly B. Tecnologias aplicadas ao ensino de Biologia: utilização de um e-book como instrumento pedagógico para o ensino dos biomas brasileiros. In: Educação: pesquisa, aplicação e novas tendências. Editora Científica Digital, 2022. v. 1, p. 137-159. Disponível em: https://dx.doi.org/10.37885/220308437 Acesso em: 23 jan. 2024.

RAMALHO, Maria A. S. et al. Trilha do bioma caatinga: o lúdico como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem. In: Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade, 1, 2019, Campina Grande. Anais I CONIMAS e III CONIDIS, Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/63942 Acesso em: 23 jan. 2024.

RODRIGUES, Amanda S. et al. Guia do educador para a animação “os guardiões da biosfera – episódio: cerrado”. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, Cornélio Procópio, v. 6, n. 2, p. 28-42, 2022. Disponível em: https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1063/1030 Acesso em: 23 jan. 2024.

SALES, Giuliana M. et al. Gamificação na educação no ensino de biomas - biomas war. In: Congresso Nacional de Educação, 6, 2019, Fortaleza. Anais VI CONEDU, Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60630 Acesso em: 23 jan.2024.

SANTOS, Wildson L. P; MORTIMER, Eduardo. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.02, n.02, p. 110-132, jul-dez, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172000020202 Acesso em: 23 jan. 2024.

SANTOS, Rafaela R.; SOUZA, M. S. M.; CARVALHO, T. L. G. Jogo da memória como recurso lúdico para ensinar os biomas brasileiros. In: Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 6, 2021, Online. Anais do VI CONAPESC, Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/77125 Acesso em: 23 jan. 2024.

SILVA, João P. S. Fanzines dos biomas brasileiros: uma experiência cartográfica no ensino de ciências. In: Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 3, 2018, Campina Grande. Anais III CONAPESC, Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conapesc/2018/TRABALHO_EV107_MD4_SA20_ID83_30052018190611.pdf Acesso em: 23 jan. 2024.

SCHULTZ, Danielle.; SILVA, Aline A. T.; OLIVEIRA, Cristiane L. R. O jogo como recurso pedagógico no ensino de ciências: uma proposta para o ensino e aprendizagem da biodiversidade. Revista Prática Docente, Confresa, v. 6, n. 2, mai/ago, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e036.id1047 Acesso em: 23 Jan. 2024.

Downloads

Publicado

2025-02-28

Como Citar

Alves Nunes dos Santos, L., Gonçalves Muller, M., & Antunes Mendes, A. (2025). O ensino de biomas no contexto da educação básica brasileira: uma revisão da literatura a partir da Análise Textual Discursiva. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(2), 1–23. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16731