O ensino de biomas no contexto da educação básica brasileira
uma revisão da literatura a partir da Análise Textual Discursiva
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16731Palavras-chave:
Biomas Brasileiros, Livros Didáticos, Práticas Pedagógicas, Análise Textual Discursiva , Educação AmbientalResumo
The teaching of biomes in the context of Brazilian basic education: a literature review based on Discursive Textual Analysis
O estudo dos biomas brasileiros é importante tanto para conhecer as principais características de uma região, quanto para estimular a responsabilidade social e promover consciência crítica sobre a preservação ambiental, a conservação de espécies e ecossistemas, bem como sobre as principais ameaças à biodiversidade. Esses conhecimentos precisam ser desenvolvidos ao longo da Educação Básica, tendo nas disciplinas de Ciências/Biologia grande parte do conteúdo. Como forma de sintetizar a produção acadêmica nacional na forma de um estudo atual, o presente trabalho realizou, a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), uma revisão de literatura acerca do ensino de biomas brasileiros na Educação Básica. A partir da investigação realizada percebe-se que é preciso buscar novas metodologias, considerando diversas ferramentas didáticas que possam preparar os estudantes para serem cidadãos com responsabilidade social e ambiental.
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