Relação das Escolas de Tabaporã/ MT com a Conservação da Amazônia e do Cerrado

Rubia Maria Magayevski, Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski, Rogerio Luis Cansian

Resumo


O trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre a relação da escola do município de Tabaporã, situado no Mato Grosso, com a conservação da Amazônia e do Cerrado, através do mapeamento dos conteúdos e práticas de Educação Ambiental relacionadas a estes biomas. Caracteriza-se como uma pesquisa diagnóstico-avaliativa, que integra a abordagem qualitativa à abordagem quantitativa. Foram analisados os projetos pedagógicos das escolas e os Planos de Ensino das disciplinas oferecidas pelas escolas de 6° ao 9° ano e realizadas entrevistas com os docentes. Constata-se que é um desafio para as escolas incluir nos currículos conhecimentos voltados ao reconhecimento e à valorização da experiência do aluno e da cultura local associada ao Cerrado e à Amazônia, contribuindo para os estudantes construírem identidades afirmativas.

Palavras-chave


Educação Ambiental. Currículo Escolar. Conservação.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Flag Counter