Áreas verdes urbanas e juventude do sul do Brasil

papel da escola e fontes de informação na elaboração de saberes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15089

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ecologia., Educomunicação, Televisão, Mídias sociais

Resumo

Urban green areas and youth in southern Brazil: the role of schools and sources of information in the development of knowledge

O artigo explora o papel da escola e outras fontes de informações na elaboração de saberes por jovens, adolescentes, residentes no Sul do Brasil, sobre áreas verdes urbanas (AVU). Os dados foram coletados mediante a aplicação de um questionário anônimo, e submetidos ao teste Modelo Lineares Generalizados, com família binomial. Para 57% dos jovens, a temática foi objeto de estudo na Educação Básica, porém, a televisão é a principal fonte de informação sobre AVU, seguida das mídias sociais. Os resultados mostram diferenças, estatisticamente significativas, em relação ao gênero, nível de instrução das mães e ao estado em que residem. A pesquisa aponta a importância de o tema ser inserido no currículo escolar, possibilitando o aprendizado, por meio da interação em diferentes espaços públicos urbanos, articulando conteúdos interdisciplinares com a vivência dos estudantes.

 

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Biografia do Autor

Andrieli Sadovski Majewski, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Licenciada em Biologia. Professora de Ciências e Biologia da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul. Mestranda - Programa de Pós-Graduação em Ecologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. 

Giovana Secretti Vendruscolo, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Licenciada em Biologia. Mestre em Botânica. Doutora em Botânica. Professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. 

Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões,URI. Erechim/RS - Brasil

Licenciada em Ciências. Mestre em Educação. Doutora em Ecologia e Recursos Naturais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. 

 

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

Majewski, A. S. ., Vendruscolo, G. S., & Zakrzevski, S. B. B. (2023). Áreas verdes urbanas e juventude do sul do Brasil: papel da escola e fontes de informação na elaboração de saberes. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(1), 1–34. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15089