Áreas verdes urbanas e juventude do sul do Brasil
papel da escola e fontes de informação na elaboração de saberes
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15089Palavras-chave:
Educação Ambiental, Ecologia., Educomunicação, Televisão, Mídias sociaisResumo
Urban green areas and youth in southern Brazil: the role of schools and sources of information in the development of knowledge
O artigo explora o papel da escola e outras fontes de informações na elaboração de saberes por jovens, adolescentes, residentes no Sul do Brasil, sobre áreas verdes urbanas (AVU). Os dados foram coletados mediante a aplicação de um questionário anônimo, e submetidos ao teste Modelo Lineares Generalizados, com família binomial. Para 57% dos jovens, a temática foi objeto de estudo na Educação Básica, porém, a televisão é a principal fonte de informação sobre AVU, seguida das mídias sociais. Os resultados mostram diferenças, estatisticamente significativas, em relação ao gênero, nível de instrução das mães e ao estado em que residem. A pesquisa aponta a importância de o tema ser inserido no currículo escolar, possibilitando o aprendizado, por meio da interação em diferentes espaços públicos urbanos, articulando conteúdos interdisciplinares com a vivência dos estudantes.
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