Sustentabilidade, exclusão e transformação social: Contribuições à reflexão crítica da Educação Ambiental e da Comunicação no Brasil

Autores

  • Carlos Frederico B. Loureiro
  • Eliana Cristina Paula Tenório Albuquerque
  • Betânia Maria Vilas Bôas Barreto

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Exclusão Social. Educação Ambiental. Comunicação Ambiental. Transformação Societária

Resumo

No presente artigo, são retomados os diferentes significados que definem a categoria sustentabilidade, problematizando-a diante do quadro de desigualdade e exclusão social existente no Brasil, e seus efeitos sobre a possibilidade de reorganização das relações sociais no planeta. Em seguida, são estabelecidas considerações críticas acerca das práticas dominantes em Educação Ambiental e suas interfaces com a Comunicação, evidenciando seus limites quando se entende a educação e a comunicação como meios para a atividade autônoma dos sujeitos e como práticas sociais indissociáveis do processo de transformação societária. Concomitantemente à análise feita, são apontados elementos teóricos que favorecem a compreensão do que é uma Educação Ambiental que considere as especificidades culturais, que dialogue com as classes populares e que contribua para a reversão do quadro de expropriação material e coisificação da natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Frederico B. Loureiro

Atualmente é professor da faculdade de educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor dos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e em psicossociologia de comunidades e ecologia social (Eicos), ambos da UFRJ.

Mais informações: Currículo Lattes

Eliana Cristina Paula Tenório Albuquerque

Possui mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UESC. Professora concursada da Universidade Estadual de Santa Cruz, atua na área de Comunicação com ênfase em Rádio e Televisão, Jornalismo, Comunicação Científica e Ambiental, História da Comunicação, Comunicação Popular, Jornalismo Político e Sindical.

Mais informações: Currículo Lattes

Betânia Maria Vilas Bôas Barreto

Possui mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2004), especialista em Comunicação Educacional pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Santa Cruz e coordena o projeto de extensão Circuito Interno de TV - TV UESC.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Como Citar

Loureiro, C. F. B., Albuquerque, E. C. P. T., & Barreto, B. M. V. B. (2009). Sustentabilidade, exclusão e transformação social: Contribuições à reflexão crítica da Educação Ambiental e da Comunicação no Brasil. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 9(1), 123–138. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/915

Edição

Seção

Artigos