Complexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da Educação Ambiental
Palavras-chave:
Dialética marxista, complexidade moriniana, Educação Ambiental, Marx’s Dialectics, Morin’s Complexity, Environmental Education.Resumo
No presente artigo, trazemos algumas reflexões críticas iniciais e possibilidades de diálogo entre duas importantes tradições filosóficas que constituem o arcabouço teórico da Educação Ambiental no Brasil: a dialética marxista e a complexidade moriniana, em suas afinidades e distanciamentos. O objetivo, com isso, não é fazer comparações ou estabelecer graus distintos de importância a estas, mas evidenciar a potencialidade e a pertinência de ambas para a construção do campo educativo ambiental, respeitando-se suas contribuições e limitações historicamente configuradas. Palavras-chave: Dialética marxista; complexidade moriniana; Educação AmbientalDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-11-09
Como Citar
Loureiro, C. F. B., & Viégas, A. (2009). Complexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da Educação Ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 12(1), 11–31. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/795
Edição
Seção
Artigos