A Educação Ambiental e as questões socioambientais no Brasil

os desafios e as potencialidades da Educação Ambiental no contexto de crises

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.18104

Resumo

Entrevista com Carlos Frederico Bernardo Loureiro.

Carlos Frederico Bernardo Loureiro é um renomado acadêmico e pesquisador no campo da Educação Ambiental no Brasil. Sua trajetória é marcada por uma vasta experiência no debate ambiental, compromisso com as causas dos povos originários e comprometimento com as lutas sociais.

O professor Carlos Frederico B. Loureiro possui licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bacharelado em Ecologia pela mesma universidade. Sua formação acadêmica inclui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRio) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Carlos Frederico B. Loureiro é professor titular da Faculdade de Educação (FE/UFRJ) e integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFRJ. É líder do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ) e coordenador da Linha de Pesquisa Estado, Trabalho-Educação, Movimentos Sociais do PPGE/UFRJ.

A influência de Carlos Frederico se estende para além da UFRJ, com colaborações no Núcleo de Estudos Latino-Americanos da Universidade Católica de Pelotas e no Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

O professor Carlos Frederico B. Loureiro é também autor de vários livros e artigos. Sua produção intelectual tem contribuído significativamente para o avanço do debate da Educação Ambiental no Brasil e na América Latina.

Nesta entrevista, Carlos Frederico B. Loureiro aborda os seguintes temas: a Política Nacional de Educação Ambiental, Lei n. 9.795/1999, e faz um balanço desta, após 25 anos de sua publicação; as políticas ambientais durante o governo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e do governo do presidente Luiz Inácio da Silva Lula; o desenvolvimento no modo de produção capitalista, marco temporal, entre outros assuntos.

Downloads

Biografia do Autor

Alexandre Macedo Pereira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor da Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Habilitações Pedagógicas, Centro de Educação. Pós-doutorado em Linguística-Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING-UFPB), Doutor em Educação Ambiental-Programa de Pósgraduação em Educação Ambiental (PPGEA-FURG), Mestre em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM-UFPA), Especialista em Psicopedagogia (FACINTER), Licenciado em Pedagogia (UNEB).  Líder do Grupo de Pesquisa Educação Ambiental e Formação de Professores. 

Downloads

Publicado

2025-02-28

Como Citar

Pereira, A. M. (2025). A Educação Ambiental e as questões socioambientais no Brasil: os desafios e as potencialidades da Educação Ambiental no contexto de crises . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(2), 1–20. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.18104