A Educação Ambiental e as questões socioambientais no Brasil

os desafios e as potencialidades da Educação Ambiental no contexto de crises

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.18104

Resumen

Entrevista com Carlos Frederico Bernardo Loureiro.

Carlos Frederico Bernardo Loureiro é um renomado acadêmico e pesquisador no campo da Educação Ambiental no Brasil. Sua trajetória é marcada por uma vasta experiência no debate ambiental, compromisso com as causas dos povos originários e comprometimento com as lutas sociais.

O professor Carlos Frederico B. Loureiro possui licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bacharelado em Ecologia pela mesma universidade. Sua formação acadêmica inclui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRio) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Carlos Frederico B. Loureiro é professor titular da Faculdade de Educação (FE/UFRJ) e integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFRJ. É líder do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ) e coordenador da Linha de Pesquisa Estado, Trabalho-Educação, Movimentos Sociais do PPGE/UFRJ.

A influência de Carlos Frederico se estende para além da UFRJ, com colaborações no Núcleo de Estudos Latino-Americanos da Universidade Católica de Pelotas e no Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

O professor Carlos Frederico B. Loureiro é também autor de vários livros e artigos. Sua produção intelectual tem contribuído significativamente para o avanço do debate da Educação Ambiental no Brasil e na América Latina.

Nesta entrevista, Carlos Frederico B. Loureiro aborda os seguintes temas: a Política Nacional de Educação Ambiental, Lei n. 9.795/1999, e faz um balanço desta, após 25 anos de sua publicação; as políticas ambientais durante o governo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e do governo do presidente Luiz Inácio da Silva Lula; o desenvolvimento no modo de produção capitalista, marco temporal, entre outros assuntos.

Descargas

Biografía del autor/a

Alexandre Macedo Pereira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor da Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Habilitações Pedagógicas, Centro de Educação. Pós-doutorado em Linguística-Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING-UFPB), Doutor em Educação Ambiental-Programa de Pósgraduação em Educação Ambiental (PPGEA-FURG), Mestre em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM-UFPA), Especialista em Psicopedagogia (FACINTER), Licenciado em Pedagogia (UNEB).  Líder do Grupo de Pesquisa Educação Ambiental e Formação de Professores. 

Publicado

2025-02-28

Cómo citar

Pereira, A. M. (2025). A Educação Ambiental e as questões socioambientais no Brasil: os desafios e as potencialidades da Educação Ambiental no contexto de crises . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(2), 1–20. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.18104