Dança com corpos maduros como Tecnologia Social Performativa
TURNO 2 em cena
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i2.19724Palavras-chave:
Dança com corpos maduros, Tecnologia social performativa, Companhia Turno 2, e-COOAR, Crise climáticaResumo
Dance with mature bodies as Performative Social Technology: TURNO 2 on stage
O texto apresenta a arte da dança como tecnologia social ao vê-la como uma prática coletiva e transformadora capaz de mobilizar saberes, afetos e ações em prol da sociedade. Propõe refletir sobre o papel da dança com corpos maduros como agente colaborador na conscientização e enfrentamento da crise climática e social, destacando seu potencial de construção de conhecimento, transformação cultural e mobilização social. A coreografia Passantes, apresentada no evento e-COOAR/FURG, pela Companhia Turno 2, foi concebida artisticamente como prática ética e política capaz de provocar percepções e afetos nos públicos envolvidos. Ao escolher se articular como uma tecnologia social performativa, a companhia transforma a própria linguagem da dança em ação de intervenção no real, produzindo conhecimento, crítica e elaboração coletiva. Assim, a estética da obra operou como um espaço de saber insurgente, que não apenas comunica, mas também transforma quem dela participa dançando e a assistindo.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
CAMARGO, Natália Cristina; FURTADO, Lucas Bezerra; CASTRO, Daniela Llopart. Corpos maduros em cena: processos de criação coreográfica da Companhia Turno 2. Revista da FUNDARTE. Montenegro, v. 64, n. 64, p. 1-21, Jun, 2025. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br Acesso em: 19.06.2025.
CASTRO, Daniela Llopart. Descortinando a dança no sul do Brasil: maturidade em cena. Salvador: Associação Nacional de Pesquisadores de Dança, 2022. Disponível em: https://portalanda.org.br/publicacoes/ Acesso em: 6, jun, 2025.
CASTRO, Daniela Llopart; MONTEIRO, Elisabete Alexandra Pinheiro; SANTOS, Eleonora Campos da Motta. Na vida, no palco, na cena: amadurecer dançando, por que não? Urdimento, Florianópolis, v.3, n.33, p. 351-362, dez. 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018351 Acesso em: 22, jun, 2025.
DANTAS, Mônica. De que são feitos os dançarinos de “aquilo...” criação coreográfica e formação de intérpretes em dança contemporânea. Movimento. v.11, n.2, p.31-57, 2005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2867 Acesso em: 26, jun, 2025.
DAGNINO, Renato. Tecnologia social: ferramenta para construir outra sociedade. Rio de Janeiro: Fundação Banco do Brasil, 2004.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas: as palavras não se agarram às coisas. Trad. André Telles. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.
FERNANDES, Sílvia. Teatralidade e performatividade na cena contemporânea. Repertório, Salvador, n. 16, p.11-23, 2011. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://www.ppgac.tea.ufba.br/wp-content/uploads/2021/03/Linha-2.pdf Acesso em: 6, jul, 2025.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 60. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
LEPECKI, André. Exhausting Dance: Performance and the Politics of Movement. New York: Routledge, 2012.
MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: o Reinado do Rosário – Patrimônio reinado em Minas Gerais. 2. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2022.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
NÓBREGA, Terezinha; TIBÚRCIO, Larissa. A experiência do corpo na dança butô: indicadores para pensar a educação. Educação e Pesquisa, v.30, n.3, p. 461-468, set./dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/TSxg7zBGRs7dKdshzpLKQxR/abstract/?lang=pt Acesso em: 2, jul, 2025.
PERRON, W. Aging dancers: an alternate vision, 2015. Disponível em: http://wendyperron.com/aging-dancers-an-alternate-vision/ Acesso em: 11, jul, 2025.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Conhecimento prudente para uma vida decente. São Paulo: Cortez, 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.
SCHWAIGER, L. Performing one’s age: cultural constructions of aging and embodiment in western theatrical dancers. Dance Research Journal. v.37, n.1, p.107-120, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Daniela Llopart Castro, Viviani Rios Kwecko, Eleonora Campos da Motta Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.







