Dança com corpos maduros como Tecnologia Social Performativa

TURNO 2 em cena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i2.19724

Palavras-chave:

Dança com corpos maduros, Tecnologia social performativa, Companhia Turno 2, e-COOAR, Crise climática

Resumo

Dance with mature bodies as Performative Social Technology: TURNO 2 on stage

O texto apresenta a arte da dança como tecnologia social ao vê-la como uma prática coletiva e transformadora capaz de mobilizar saberes, afetos e ações em prol da sociedade. Propõe refletir sobre o papel da dança com corpos maduros como agente colaborador na conscientização e enfrentamento da crise climática e social, destacando seu potencial de construção de conhecimento, transformação cultural e mobilização social. A coreografia Passantes, apresentada no evento e-COOAR/FURG, pela Companhia Turno 2, foi concebida artisticamente como prática ética e política capaz de provocar percepções e afetos nos públicos envolvidos. Ao escolher se articular como uma tecnologia social performativa, a companhia transforma a própria linguagem da dança em ação de intervenção no real, produzindo conhecimento, crítica e elaboração coletiva. Assim, a estética da obra operou como um espaço de saber insurgente, que não apenas comunica, mas também transforma quem dela participa dançando e a assistindo.

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Biografia do Autor

Daniela Llopart Castro, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - Brasil

Doutora em Motricidade Humana - Dança pela Universidade de Lisboa (2020), Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002). Professora Associada do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora dos grupos de pesquisa GEEDAC/CNPq e OMEGA/CNPq. Coordenadora de Comitê Temático na Associação Nacional de Pesquisadores em Dança. Coordenadora do Projeto Unificado Turno 2: pesquisa e criação artística. Tem experiência nas áreas de Artes e Educação, com ênfase em Dança, atuando principalmente com dança e envelhecimento e produções artísticas. Lattes: https://lattes.cnpq.br/0601758613591684

Viviani Rios Kwecko, Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Brasil

Doutora em Educação em Ciências/FURG(2020), Mestre em Educação em Ciência/UFPEL(2010). Professora Titular do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande /FURG. Coordena o projeto e-COO, voltado ao cooperativismo de plataforma e à agricultura familiar. Lidera o Grupo de Pesquisa Laboratório de Tecnologia Social, Arte e Economia Criativa (CNPq/CAPES) e o Plano de Desenvolvimento para o APCL (MIDR). Integra o NUDESE/FURG, o Comitê de Inovação e Tecnociência Solidária da FURG e atua como coordenadora adjunta da Setorial Sul da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Tecnologia Social (ABEPETS).  Lattes: http://lattes.cnpq.br/7813239365964664

Eleonora Campos da Motta Santos, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - Brasil

Doutora em Artes Cênicas/UFBA (2013), Mestre em Dança/UFBA (2008). Professora Associada do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora do grupo de pesquisa OMEGA/CNPq e do OIAPODAN - Observatório Íbero-americano de Políticas para a Dança. Coordenadora do Comitê Temático na Associação Nacional de Pesquisadores em Dança. Coordenadora de Arte, Cultura e Patrimônio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel (desde 2021). Tem experiência nas áreas de Artes e Educação, com ênfase em Dança, atuando principalmente com balé, metodologias de pesquisa acadêmica e metanálises. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1781461287024939 

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Publicado

2025-10-14

Como Citar

Castro, D. L., Kwecko, V. R., & Santos, E. C. da M. (2025). Dança com corpos maduros como Tecnologia Social Performativa: TURNO 2 em cena. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 30(2), 1–15. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i2.19724

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