A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENQUANTO MEDIDA MITIGADORA E COMPENSATÓRIA: uma reflexão sobre os conceitos intrínsecos na relação com o Licenciamento Ambiental de Petróleo e Gás tendo a pesca artesanal como contexto

Autores

  • Tatiana Walter
  • Lucia de Fatima Socoowski de Anello

Palavras-chave:

educação ambiental, licenciamento ambiental, pesca artesanal, petróleo

Resumo

Este trabalho tem por finalidade estabelecer um entendimento conceitual sobre a relação da avaliação de impacto ambiental e suas respectivas medidas mitigadoras e compensatórias determinadas no processo de licenciamento ambiental de atividades poluidoras, tendo como perspectiva a discussão da justiça ambiental. O texto foi estruturado de forma a discorrer sobre os conceitos que permeiam o Licenciamento Ambiental fundamentando-os na Educação Ambiental Crítica. Em seguida, é realizada uma análise sobre os impactos da atividade petrolífera na pesca artesanal, de forma a discorrer sobre como este conjunto de conceitos orienta a projeção das ações de Educação Ambiental com pescadores no âmbito do Licenciamento Ambiental das Atividades Petrolíferas.

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Biografia do Autor

Tatiana Walter

Professora substituta do Instituto de Oceanografia da FURG, no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. É doutora em Ciências Sociais pelo CPDA da UFRRJ

Lucia de Fatima Socoowski de Anello

Professora Adjunta I do Instituto de Oceanografia da FURG com atuação no curso de graduação em Tecnologia da Gestão Ambiental e no Programa de Pós Graduação em Gerenciamento Costeiro PPGC. com doutorado em educação Ambiental no PPGEA da FURG

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Publicado

2012-10-13

Como Citar

Walter, T., & Anello, L. de F. S. de. (2012). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENQUANTO MEDIDA MITIGADORA E COMPENSATÓRIA: uma reflexão sobre os conceitos intrínsecos na relação com o Licenciamento Ambiental de Petróleo e Gás tendo a pesca artesanal como contexto. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 17(1), 73–98. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/2657

Edição

Seção

Artigos