Estrelas e constelações aprendizes de um grupo pesquisador

Autores

  • Michèle Sato
  • Ronaldo Senra

Palavras-chave:

grupos de pesquisa

Resumo

Da janela da educação, uma estrela cadente anuncia o desejo de aprendizagem na Terra. No céu escuro, com apenas alguns pontos luzindo, a imaginação deflagra ligando pontos... Nas retas e curvas imaginárias, a lição cósmica pode ser inventada, mas não é mentirosa em afirmar que para além de uma estrela, é o conjunto constelar que torna a abóboda mais significativa e bela. Num determinado período da civilização, a conduta moral dos sujeitos [DISCIPLINA] tornou-se sinônimo de campo específico do conhecimento. De sua vontade de ser constelação, derivaram diálogos conhecidos pelos nomes de “multidisciplinaridade, interdisciplinaridade ou até transdisciplinaridade”. Palco debatido até a atualidade, o assunto não se esgota, revelando o quão difícil é trabalhar em grupo! Não foi por um acaso que a disciplina como conduta moral virou sinônimo de fragmento do conhecimento, circunscrevendo-se ao sistema escolarizado rígido, no marco de uma educação tradicional. Entretanto, quando pensamos que a educação popular não ocorre por segmentos disciplinares, mas saberes biorregionais de referências variadas, sentimos a necessidade de buscar um outro jeito de diálogo de saberes. Em outras palavras, a arte de uma conversação multirreferencial entre os sujeitos aprendizes que reconhecem a competência de cada qual, que tecidos num mosaico de saberes, trarão um trançado mais substancioso e rico, porque é acumulado coletivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michèle Sato

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação; Universidade Federal de Mato Grosso, Pós-Doutora em Educação, bolsista CNPq.

Mais informações: Currículo Lattes

Ronaldo Senra

Professor do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT. Doutorando em Educação – UFMT.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Como Citar

Sato, M., & Senra, R. (2010). Estrelas e constelações aprendizes de um grupo pesquisador. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 14(2), 139–146. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1613

Edição

Seção

Artigos