Educação Ambiental Crítica e Gênero

as mulheres e seus vínculos de organização comunitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15280

Palavras-chave:

Vínculos, Educação ambiental crítica, Gênero, Organização comunitária, Grupos

Resumo

Critical Environmental Education and Gender: women and their community organization bonds

Neste trabalho apontam-se as primeiras impressões dos elementos constitutivos do encontro entre um projeto de educação ambiental e uma associação comunitária de mulheres, assim como os vínculos estabelecidos entre as participantes, todas do gênero feminino, e os motivos que as mantêm atuando desde a fundação da entidade. A sistematização se deu à luz das teorias da educação ambiental crítica e da psicologia social, assim como da educação popular. Considera-se a importância da fala e da escuta pedagógica como um reconhecimento do ser mulher, pescadora, ou marisqueira, de uma comunidade em situação de pobreza, mas que está organizada em grupo e que cumpre um papel social, engajada nos espaços públicos de decisão política da sua região. Ainda se observa o papel que cada uma desempenha no coletivo através da teoria dos grupos operativos de Pichon-Rivière e das teorias de Vygotsky.

 

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Biografia do Autor

Maria Odete da Rosa Pereira, FURG

Doutora em Educação Ambiental. Professora da área de didática - Instituto de Educação - FURG. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1960119149032725

Clara da Rosa Pereira, FURG

Doutora em Educação Ambiental (2020), Mestra em Gerenciamento Costeiro (2013) e Licenciada em História (2011), pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. 

Felipe Justo, FURG

Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – PPGEA/FURG, com experiência em projetos de Educação Ambiental com pescadoras e pescadores artesanais. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Pereira, M. O. da rosa, Rosa Pereira, C. da ., & Justo, F. da S. . (2023). Educação Ambiental Crítica e Gênero: as mulheres e seus vínculos de organização comunitária. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(2), 1–27. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15280