Possibilidade de uma Educação Ambiental no Ensino Técnico por um caminho inverso à operacionalização da ciência e ao desenvolvimento sustentável<br>Possibility of an Environmental Education in Technical Education through a reverse way to science operation and sustainable development

Autores/as

  • Leda Belitardo de Oliveira Pereira Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza/SP
  • Raquel Gonçalves Octávio Faculdade de Tecnologia de Mococa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza/SP

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5687

Palabras clave:

Educação Ambiental, Ensino Técnico, Dimensão Política

Resumen

Esse trabalho discute a possibilidade de construção de uma Educação Ambiental, pela perspectiva valorativa, no Ensino Técnico. Tem-se como pressuposto que o ensino está impregnado do atual discurso político hegemônico da Educação para “sociedades sustentáveis” para o “desenvolvimento sustentável”, configurado como a operacionalização da natureza, por intermédio da ciência aplicada às tecnologias de subsídio ao modelo capitalista. Toma-se como referencial teórico a perspectiva de três dimensões: do conhecimento, dos valores e da participação dos cidadãos, de acordo com Carvalho (2006), o qual se fundamenta nas concepções filosóficas de Severino (2001), como possibilidade de diálogo, discussão e reflexão a caminho da ação significativa e enriquecedora do processo educativo.

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Biografía del autor/a

Leda Belitardo de Oliveira Pereira, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza/SP

Mestre em Engª Agrícola pela Unicamp, área: Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável, Especialista em Gestão Ambiental, Engª Agrônoma e Pedagoga, Professora de Gestão Ambiental na Faculdade de Casa Branca/SP, Professora de Educação Ambiental e Diretora de Escola Técnica no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza em Aguaí/SP.

Raquel Gonçalves Octávio, Faculdade de Tecnologia de Mococa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza/SP

Doutora em Educação pela Unicamp, área: Práticas Culturais. Especialista em Estudos Multiculturais. Licenciada em Letras e Pedagogia. Diretora Acadêmica da Faculdade Casa Branca/SP, Professora e Coordenadora da Faculdade de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza em Mococa/SP.

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Publicado

2016-10-14

Cómo citar

Pereira, L. B. de O., & Octávio, R. G. (2016). Possibilidade de uma Educação Ambiental no Ensino Técnico por um caminho inverso à operacionalização da ciência e ao desenvolvimento sustentável<br>Possibility of an Environmental Education in Technical Education through a reverse way to science operation and sustainable development. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(2), 227–246. https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5687

Número

Sección

Artigos