Educação ambiental crítica: uma reflexão sobre significados e sentidos entre estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17502Palabras clave:
Educação Ambiental, Educação Ambiental Crítica, Meio Ambiente, Ensino SuperiorResumen
O objetivo do presente estudo foi avaliar qual o efeito de sentido a palavra “Crítica” causa ao ser associada com a expressão “Educação Ambiental” quando apresentado para estudantes universitários de diferentes cursos de uma universidade pública. Esta pesquisa apresentou caráter qualitativo exploratório e contou com a participação de 102 estudantes, com a idade média de 21 anos. A aquisição dos dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário estruturado e análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos. Os resultados obtidos evidenciaram diferentes sentidos para o termo indutor “Educação Ambiental”, bem como um desconhecimento geral a respeito da Educação Ambiental Crítica, o que evidencia a necessidade de se repensar estratégias de divulgação dessa corrente no campus participante do estudo, de maneira que os futuros profissionais saiam da universidade mais preparados para se tornarem também sujeitos ecológicos.
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