Educação Estético-Ambiental e Cúpula Geodésica: conexões pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11388

Palavras-chave:

Cúpula geodésica, Educação Estético-Ambiental, Educação

Resumo

Este artigo, produzido a partir de uma pesquisa de doutorado, tem como objetivo discutir a influência de uma cúpula geodésica no desenvolvimento da Educação Estético-Ambiental no ensino formal. A pesquisa tem como colaboradores alunos e professoras que idealizaram e construíram uma cúpula geodésica no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Pelotas – Visconde da Graça. As informações foram produzidas por meio de entrevistas semiestruturadas, sendo analisadas a partir da metodologia Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi. Os resultados indicam que a cúpula geodésica é uma inovadora sala de aula que fomenta o desenvolvimento da Educação Estético-Ambiental, pois amplia as possibilidades de contato com o ambiente natural e propicia o diálogo, o estímulo à sensibilidade e a reflexão crítica sobre a realidade.

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Biografia do Autor

Danielle Müller de Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul/CaVG)

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul/CaVG) Doutoranda no programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG/PPGEA) Mestre em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel/ESEF)

Elisabeth Brandão Schmidt, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação. Professora Titular dos Programas de Educação e Educação Ambiental da FURG.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Müller de Andrade, D., & Brandão Schmidt, E. (2020). Educação Estético-Ambiental e Cúpula Geodésica: conexões pedagógicas. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(4), 145–165. https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11388