Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no currículo da Educação Superior com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente

Authors

  • Raquel Weyh Dattein Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí
  • Maria Cristina Pansera-de-Araújo Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13577

Keywords:

Environmental education, Sustainability, Curriculum

Abstract

The 17 Sustainable Development Goals (SDGs) have been the focus of studies at different levels of education, especially in university curricula. Therefore, in this article, the objective is to analyze how the SDGs are discussed in higher education, following an Environment and Sustainability class on 01/2019, from a community university. The CTSA (Science, Technology, Society and Environment) approach was approached as part of the SDGs in debates on critical and emancipatory citizen academic-professional education, with social and environmental responsibility.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Raquel Weyh Dattein, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

Doutora e Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, com bolsa PROSUC - CAPES no doutorado, atuando na linha de pesquisa I: Currículo e Formação de Professores. Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura na UFFS (2014), foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID 2011/2014 UFFS/CAPES. Pós-Graduada em Orientação Educacional junto a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo - RS. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM/UFFS. Atuou como Tutora no Curso de Extensão: Educação Integral - Formação na Área de Ciências da Natureza e Matemática e suas Linguagens e da Rede Nacional de Formação de docentes da Educação Básica - UFFS. Professora de Ciências na prefeitura de Santa Rosa/RS.

Maria Cristina Pansera-de-Araújo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora do Departamento de Biologia e Química e do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ.

References

AMARAL, Carmem Lúcia Costa; ELIAS, Izilda Guedes. As relações ciência tecnologia sociedade e ambiente (CTSA) no ensino de ciências da natureza: um mapeamento na biblioteca digital brasileira de teses e dissertações no período de 2013 a 2019. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-ve1379107668

BOFF, Eva Terezinha de Oliveira, GOETTEMS, Pauline Brendler; DEL PINO, José Cláudio. Ambiente e vida - o ser humano nesse contexto: uma estratégia de ensino transformadora do currículo escolar. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 26, 2013. https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3501

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Uma metodologia de pesquisa para estudar os processos de ensino e aprendizagem em salas de aula. In: SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos; GRECA, Ileana María. A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2006.

FIDENE – FUNDAÇÃO DE INTEGRAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Plano de desenvolvimento institucional (2020-2024). Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2019. Disponível em: https://www.unijui.edu.br/institucional/pdi. Acesso em: 22 fev. 2021.

LEFF, Eduardo. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

MONASTA, Atílio. Antonio Gramsci. Trad. Paolo Nosella. Recife: Massangana, 2010. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4660.pdf Acesso em: 22 fev. 2021.

OLIVEIRA, Morgana Maciel; UHMANN, Rosangela Inês Matos. Educação Ambiental na perspectiva de Rachel Carson: um olhar aos anais do ANPED. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, 38(1), 362–373, 2021. https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.11001

OLIVEIRA, Rosilene dos Santos; KIOURANIS, Neide Maria Michellan. Análise dos projetos pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Química Paranaenses: as compreensões tecidas à luz do enfoque CTSA. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2020.

ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Objetivos de desenvolvimento sustentável. 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs Acesso em: 04 nov. 2020.

SATO, Michele; CARVALHO, Isabel Cristina Moura. Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.

REIS, Pedro Guilherme Rocha dos. Controvérsias sócio-científicas: Discutir ou não discutir? Percursos de Aprendizagem na disciplina de Ciências da Terra e da Vida. (Tese de Doutorado em Educação). Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2004.

RODRIGUES, Angélica Cosenza; MARTINS, Isabel Gomes Rodrigues. Controvérsias socioambientais no contexto da construção de sentidos sobre relações entre energia e ambiente na escola. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 3, 2013.

SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, Michele; CARVALHO, Isabel Cristina Moura. Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.

UNICEF – FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2000. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel Acesso em: 14 ago. 2021.

UNISINOS – UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS. Água, saneamento e energia: contas pendentes. Revista Instituto Humanas Unisinos On-line. 2014. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/528521-agua-saneamento-e-energia-contas-pendentes Acesso em: 18 jul. 2019.

VILCHES, Amparo, GIL-PÉREZ, Daniel; PRAIA , João. De CTS a CTSA: educação por um

futuro sustentável. In: SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos, AULER, Décio. (Orgs.). CTS e

Educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: Editora

Universidade de Brasília, 2011. p. 161-184.

YIN, Robert. Estudo de caso - planejamento e métodos. Tradução Daniel Grassi. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Published

2023-04-14

How to Cite

Weyh Dattein, R., & Pansera-de-Araújo, M. C. (2023). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no currículo da Educação Superior com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(1), 219–238. https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13577