A educação ambiental no ensino superior brasileiro: do panorama nacional às concepções de alunos (as) de pedagogia na Amazônia

Marilena Loureiro da Silva

Resumo


A implantação da Educação ambiental em todos os níveis de ensino é uma orientação legal que ainda se encontra distante de efetividade prática. No presente trabalho discute-se a presença de Educação Ambiental no Ensino Superior no Brasil, com ênfase para a análise dos dados de pesquisa realizada pela Rede Universitária de Educação Ambiental (RUPEA, 2005), e da experiência de inserção da Educação Ambiental no currículo do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Pará, buscando a reflexão da seguinte questão: Como o cenário universitário se relaciona com a temática da Educação Ambiental em seu cotidiano em termos de constituição de saberes acadêmico-científicos que consigam se relacionar com a
complexidade dos problemas socioambientais da contemporaneidade, capazes de geração de respostas a partir dos pressupostos da sustentabilidade. Trata-se de um estudo de caráter eminentemente qualitativo, sem descuidar de aspectos de ordem quantitativa, envolvendo a
realização de estudos bibliográficos, documentais, e pesquisa de campo junto aos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. A análise dos resultados indicou que a presença da Educação Ambiental se ampliou qualitativamente e quantitativamente, sem, contudo, se configurar como uma presença regular e sistemática.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Ensino Superior; Pedagogia.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3438

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