O que silencia em nós os temas controversos?

Autores

  • Leandro Belinaso Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4850

Palavras-chave:

temas controversos, educação ambiental, ensino de biologia.

Resumo

Serpenteando uma grande rodovia, o carro corta um cenário deslumbrante. Por cima dos morros em que a estrada avança, paro e escuto o mar esculpindo rochas em provocantes estrondos. Uma névoa recobre o branco lugar. Ao largo, montanhas pálidas de um outono inicial. A me capturar: um sonoro mar... Na beira da estrada só pude silenciar (...). Qual a potência de um momento, de uma aula se quisermos pensar, que nos exigiria um silêncio em nós? A partir dessa indagação, o ensaio pergunta pela potência da não-controversa (tomando um tema controverso como aquele que nos convocaria a não silenciar) às aulas de biologia que versam sobre o ambiental – sobre as eventuais relações tecidas entre humanos, ciborgues e não-humanos. Pretendo, neste texto, somente lançar questões introdutórias sobre tal questão. E, para pensá-la, recorro a experiências de práticas de ensino de biologia que orientei, bem como a alguns elementos da pesquisa que estou desenvolvendo sobre como atua em nós um “dispositivo da sustentabilidade” no contemporâneo. Recorro, principalmente, a algumas imagens para, com elas, ir tecendo meus ainda inseguros e instáveis argumentos, que tentam, digo novamente, indagar sobre a potencialidade de um ensino repleto de delicadezas, de silêncios e de névoas, ou seja, com menos afeição às controversas tão em voga nas nossas aulas de biologia sobre temas socioambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Belinaso Guimarães

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2014-12-16

Como Citar

Guimarães, L. B. (2014). O que silencia em nós os temas controversos?. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 55–64. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4850