TECENDO ENCONTROS E EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Aline Gevaerd Krelling UFSCar, em São Carlos - SP.
  • Leandro Belinaso Guimarães Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Vera Lícia Vaz de Arruda Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3880

Palavras-chave:

Bosque Pedro Medeiros, Crianças, Prática educativa.

Resumo

O presente estudo foi realizado no Bosque Pedro Medeiros, uma área verde de lazer pública. Trinta crianças adentraram nesse território e participaram de dois momentos de encontros, em que foram desenvolvidas algumas atividades pedagógicas. Através delas pretendia vislumbrar a multiplicidade de olhares e relações tecidas pelas crianças com e através daquele lugar. Trago para este relato questões que foram recorrentemente enunciadas pelas crianças no decorrer das atividades. Entre as questões analisadas destacou-se a penetrabilidade de artefatos midiáticos nos modos como as crianças enunciavam aquela paisagem. Também ficou claro como as práticas educativas vivenciadas por elas estão envolvidas na forma como as crianças tecem relações com o mundo ao seu redor. Elas também mostraram outras formas de se relacionar com aquele espaço através das fabulações que criaram. Estas fábulas, mesmo que permeadas pela cultura, nos mostram outros caminhos, que fogem ao pensamento racional tão instituído em nossa sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Gevaerd Krelling, UFSCar, em São Carlos - SP.

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas.

Leandro Belinaso Guimarães, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Biólogo, Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC.

Vera Lícia Vaz de Arruda, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Bióloga, Doutora em Ecologia. Professora aposentada do Departamento de Ecologia e Zoologia, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC. CEP: 88080-700.

Referências

ARRUDA, Vera Lícia Vaz de. Vivências em Educação Ambiental. In: ARRUDA, Vera Lícia

Vaz de (Org); HANAZAKI, Natalia (Org). Tecendo reflexões em educação e meio ambiente.

Florianópolis: Ed. UFSC, no prelo, p. 01-17.

BARCELOS, Valdo. Educação Ambiental: sobre princípios, metodologias e atitudes.

Petrópolis: Ed. Vozes, 119p., 2008.

___________; SILVA, Ivete Souza da. Saberes, sabores e devorações – para uma educação

ambiental antropofágica e pós-moderna. In: PREVE, Ana Maria Hoepers (Org.); CORRÊA,

Guilherme Carlos (Org.). Ambientes da Ecologia: perspectivas em política e educação. 1a.

ed. Santa Maria: Editora da UFSM, 2007. p. 139-167.

BOER, N. O meio ambiente na percepção de alunos que recebem educação ambiental na

escola. Ciência & Ambiente, v. 8, p. 90-101, 1994.

CUNHA, Suzana Rangel Vieira da. Pintando, bordando, rasgando, desenhando e melecando

na educação infantil. In: CUNHA, Suzana Rangel Vieira da (Org). Cor, som e movimento: a

expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. 3ª. ed, Porto Alegre: Ed.

Mediação, 2002. p. 08-36.

DAL-FARRA, Rossano André. Quando os animais invadem a sala de aula. In: SILVEIRA,

Rosa Maria Hessel (Org). Estudos culturais para professor@s. Canoas: Ed. Ulbra, 2008. p.

-26.

DOHME, Vânia. Atividades lúdicas na educação: o caminho de tijolos amarelos do

aprendizado. Petrópolis: Vozes, 182p., 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São

Paulo: Paz e Terra, 146p., 1996.

GUIMARÃES, Leandro Belinaso. A invenção de dispositivos pedagógicos indagativos sobre

o ambiente. In: XII Congresso da Association Internationale pour La Recherche

Interculturelle, 2009, Florianópolis. ANAIS do XII Congresso da ARIC. Florianópolis:

UFSC, 2009.

_______. A importância da história e da cultura nas leituras da natureza. In: 29a Reunião

Anual da ANPED, 2006, Caxambu. Educação, cultura e conhecimento na

contemporaneidade: desafios e compromissos. Rio de Janeiro: ANPED, 2006.

GRÜN, Mauro. A importância dos lugares na Educação Ambiental. Revista Eletrônica do

Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande: volume especial, dezembro de 2008.

Disponível em: <http://www.remea.furg.br/indvolesp08.php>. Acesso em: 05 de maio de

HAUFFE, Amanda Kormann. Enquanto o girassol cresce e o sol gira, se constrói uma

proposta de Educação Ambiental para a Educação Infantil. 124f. Trabalho de Conclusão de

Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas). Universidade Federal de Santa Catarina -

UFSC. 2003.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Rio de Janeiro: Revista

Brasileira de Educação, nº 19, p. 20-28, 2002.

__________. O enigma da infância ou o que vai do impossível ao verdadeiro. In: LARROSA,

Jorge (Org). Pedagogia Profana. Danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica,

p. 183-198.

KRELLING, Aline Gevaerd. Um Bosque com vida: encontros e experiências através da

educação ambiental. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências

Biológicas). UFSC, 2009.

MACHADO, Ângelo Barbosa Monteiro. Conservação da natureza e educação. In: Anais do

Congresso Nacional sobre essências Nativas. Campos do Jordão, São Paulo, 1982, p. 109-

OSTETTO, Luciana Esmeralda; OLIVEIRA, Eloísa Raquel; MESSINA, Virginia da Silva.

Deixando marcas… a prática do registro no cotidiano da educação infantil. Florianópolis:

Cidade Futura, 110p., 2001.

SAMPAIO, Shaula; GUIMARÃES, Leandro Belinaso. Educação ambiental: tecendo trilhas,

escriturando territórios. In: IV EPEA - Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2007,

Rio Claro. ANAIS do IV EPEA. Rio Claro: UNESP, 2007.

SERRÃO-NEUMANN, Silvia Maria. Para além dos domínios da mata: estratégias de

preservação de fragmentos florestais no Brasil (Santa Genebra, Campinas, SP). São Paulo:

Annablume, 2007.

SOUZA, Nádia Geisa Silveira de. Ensinando nos anos iniciais: os animais e a alimentação sob

um enfoque cultural. In: SILVEIRA, Rosa Maria Hessel (Org). Estudos culturais para

professor@s. Canoas: Ed. Ulbra, 2008. p. 83-98.

ULISSEA, Mônica Antunes. Estudo Etnoentomológico na comunidade do Ribeirão da Ilha,

Ilha de Santa Catarina, SC. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências

Biológicas). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. 2007.

WORTMANN, Maria Lúcia Castagna. Análises culturais – um modo de lidar com histórias

que interessam à educação. In: COSTA, Maria Vorraber (Org.). Caminhos investigativos II –

Outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 73-

YOLANDA, Regina. Artes visuais na Escola. In: GARCIA, Regina Leite (Org). Múltiplas

linguagens na escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 77-90.

Downloads

Publicado

2013-09-17

Como Citar

Krelling, A. G., Guimarães, L. B., & Arruda, V. L. V. de. (2013). TECENDO ENCONTROS E EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 24. https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3880