A CAMINHADA DAS MULHERES QUILOMBOLAS DE MATA CAVALO DELINEANDO SEU TERRITÓRIO POR ENTRE AS TRILHAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Rosana Manfrinate, Michèle Sato

Resumo


O presente artigo apresentará os caminhos percorridos à compreensão do processo de educação contínua realizada por um grupo de mulheres do quilombo de Mata Cavalo3, buscando interpretar à luz da Educação Ambiental a importância do reconhecimento da própria identidade e do seu território como uma forma de aprender a saber lutar politicamente com táticas adequadas e coerentes à causa. Mesmo com o reconhecimento ao direito à terra garantido juridicamente, ainda hoje os herdeiros lutam pelo o seu
reconhecimento e posse definitiva, pois existe uma forte contestação por parte dos fazendeiros da região em
aceita-los como verdadeiros donos da terra. Para espoliá-los variam métodos como atos de violência, intimidação
usando até do aparato policial para isso. A educação Ambiental nos acompanha nessa caminhada na medida em
que é entendido que a construção de gênero e suas identidades estão ligadas ao território em que essas mulheres vivem, por sua ligação com a terra pela qual lutam na forma e como se relacionam com o seu próprio ambiente e no movimento de pertencimento ao lugar e reconhecimento do valor de ser quilombola. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi a história oral foram entrevistadas mulheres líderes que são bem atuantes na luta.

Palavras-chave


Educação ambiental; Mulheres; Quilombo; território, história oral.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3104

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