O MATERIALISMO HISTÓRICO E AS CONTRIBUIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Érika Pioltine Anseloni Universidade Estadual Paulista, UNESP, Rio Claro, São Paulo.
  • Paula Gadioli Alberto Universidade Estadual Paulista, Rio Claro/SP

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2790

Palavras-chave:

Educação ambiental, Marx, materialismo-histórico.

Resumo

Este artigo traz algumas das idéias do pensamento de Marx e suas contribuições epistemológicas para a Educação Ambiental. Não pretendemos incluir todos os aspectos do pensamento marxista, porém trazemos alguns dos pontos, que na nossa visão, contribuem para uma EA transformadora. Incluímos o materialismo-histórico, a dialética, a relação homem-natureza e a questão da alienação e emancipação marxista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érika Pioltine Anseloni, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Rio Claro, São Paulo.

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2001) . Atualmente é Educadora Ambiental da Trilha Verde Sociedade Cultural Científica e Ecológica, da Hondatur Viagens Turismo e Cursos no Exterior e Mestranda da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Paula Gadioli Alberto, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro/SP

Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004) e mestrado em Educacao pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007).

Downloads

Publicado

2012-09-22

Como Citar

Anseloni, Érika P., & Alberto, P. G. (2012). O MATERIALISMO HISTÓRICO E AS CONTRIBUIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 16. https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2790