O MATERIALISMO HISTÓRICO E AS CONTRIBUIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Érika Pioltine Anseloni, Paula Gadioli Alberto

Resumo


Este artigo traz algumas das idéias do pensamento de Marx e suas contribuições epistemológicas para a Educação Ambiental. Não pretendemos incluir todos os aspectos do pensamento marxista, porém trazemos alguns dos pontos, que na nossa visão, contribuem para uma EA transformadora. Incluímos o materialismo-histórico, a dialética, a relação homem-natureza e a questão da alienação e emancipação marxista.

Palavras-chave


Educação ambiental; Marx; materialismo-histórico.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2790

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental



Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.