O MATERIALISMO HISTÓRICO E AS CONTRIBUIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores/as

  • Érika Pioltine Anseloni Universidade Estadual Paulista, UNESP, Rio Claro, São Paulo.
  • Paula Gadioli Alberto Universidade Estadual Paulista, Rio Claro/SP

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2790

Palabras clave:

Educação ambiental, Marx, materialismo-histórico.

Resumen

Este artigo traz algumas das idéias do pensamento de Marx e suas contribuições epistemológicas para a Educação Ambiental. Não pretendemos incluir todos os aspectos do pensamento marxista, porém trazemos alguns dos pontos, que na nossa visão, contribuem para uma EA transformadora. Incluímos o materialismo-histórico, a dialética, a relação homem-natureza e a questão da alienação e emancipação marxista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Érika Pioltine Anseloni, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Rio Claro, São Paulo.

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2001) . Atualmente é Educadora Ambiental da Trilha Verde Sociedade Cultural Científica e Ecológica, da Hondatur Viagens Turismo e Cursos no Exterior e Mestranda da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Paula Gadioli Alberto, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro/SP

Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004) e mestrado em Educacao pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007).

Publicado

2012-09-22

Cómo citar

Anseloni, Érika P., & Alberto, P. G. (2012). O MATERIALISMO HISTÓRICO E AS CONTRIBUIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 16. https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2790