EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RELIGIÃO: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS A PARTIR DAS DENOMINAÇÕES RELIGIOSAS CRISTÃS DA SUB-BACIA DO RIBEIRÃO ARARANGUÁ EM BLUMENAU/SC

Autores

  • Cristiane Inês Musa Universidade Regional de Blumenau, FURB, Blumenau/SC
  • Lílian Blank de Oliveira Universidade Regional de Blumenau, FURB, Blumenau/SC
  • Rafaela Vieira Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Balneário Camburiú/SC

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2782

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Denominações Religiosas Cristãs. Percepção.

Resumo

Sabe-se que as instituições religiosas são formadoras de opiniões, exercem influência sobre os valores sociais, sobre as percepções, atitudes e, especialmente, sobre a identidade cultural de cada ser humano, ocupando importante papel na sociedade. Neste contexto, a presente pesquisa objetivou caracterizar as percepções de meio ambiente dos líderes das diferentes denominações religiosas cristãs, visando identificar ações para educação ambiental na Subbacia do Ribeirão Araranguá, localizada no município de Blumenau, em Santa Catarina. Realizou-se uma pesquisa de campo através de entrevistas com todos os líderes religiosos da área de estudo, perfazendo um total de dezoito (18). As sugestões de Educação Ambiental apontadas pelos entrevistados indicam ações de cunho não-formal, como aquelas mais efetivas, podendo-se aproveitar os próprios materiais informativos já existentes e utilizados pelas denominações e/ou grupos estudados, que deverão ser desenvolvidas pelos líderes religiosos, juntamente com a comunidade da Sub-bacia do Ribeirão Araranguá.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Inês Musa, Universidade Regional de Blumenau, FURB, Blumenau/SC

Mestrado em Engenharia Ambiental pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Lílian Blank de Oliveira, Universidade Regional de Blumenau, FURB, Blumenau/SC

Doutorado em Teologia – Área: Educação e Religião. Coordenadora do Curso de Ciências da Religião – Licenciatura Plena em Ensino Religioso, Curso de Pós-Graduação em nível de Especialização em Fundamentos e Metodologia de Ensino Religioso e pesquisadora no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da FURB.

Rafaela Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Balneário Camburiú/SC

Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor substituto da Fundação Universidade Regional de Blumenau e professor titular da Universidade do Vale do Itajaí.

Downloads

Publicado

2012-09-22

Como Citar

Musa, C. I., Oliveira, L. B. de, & Vieira, R. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RELIGIÃO: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS A PARTIR DAS DENOMINAÇÕES RELIGIOSAS CRISTÃS DA SUB-BACIA DO RIBEIRÃO ARARANGUÁ EM BLUMENAU/SC. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 16. https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2782