Análise da socialização das experiências do projeto Agente Mirim de Defesa Civil de Blumenau/SC por meio da educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.11273Palavras-chave:
Educação ambiental, Capacitação, Desastres NaturaisResumo
As ações do projeto Agente Mirim de Defesa Civil (AMDC) realizado pela Defesa Civil (DC) de Blumenau, acontecem anualmente em escolas do município, promovendo o aprofundamento no tema Gestão de Risco de Desastres (GRD), envolvendo aulas teóricas e visitas de estudo. O objetivo da presente pesquisa foi identificar o grau de socialização das experiências dos estudantes sobre a GRD junto à sua família confrontando os dados obtidos com o conceito da Educação Ambiental (EA) Crítica-Transformadora. Como ferramenta metodológica, foram aplicados questionários com os responsáveis dos estudantes que participaram do projeto AMDC entre os anos de 2015 até 2018. A análise das respostas foi realizada pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Entre os resultados é possível confirmar que os responsáveis das três comunidades apresentam conhecimentos sobre a GRD, independente do ano em que foram aplicados os projetos. O pensamento Crítico-Transformador utilizado pela DC durante suas práticas consolida a percepção dos riscos de desastres na comunidade.
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