FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM OLHAR SOBRE O PPGEA/FURG
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3389Palavras-chave:
Educação Ambiental, Pós-graduação, Abordagem Sócio-histórica.Resumo
Neste texto, pretendo discutir o processo de formação em Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, nível mestrado e doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/Furg). Apresento uma breve contextualização do campo da Educação Ambiental e da complexidade das dimensões implicadas na formação do educador ambiental. Enfoco as várias denominações e algumas possibilidades de classificações da Educação Ambiental, ressaltando a sua identificação na área da Educação e problematizando as relações entre ambas e entre o meio ambiente. Abordo o processo de constituição do educador ambiental no PPGEA/Furg, tendo presente alguns questionamentos e posições assumidas nesse processo formativo, bem como algumas questões vividas na condição de docente do PPGEA/Furg, desde 2001, e na passagem pela coordenação do Programa durante os anos de 2005 a 2006. Para finalizar, ressalto a articulação entre a Abordagem Sóciohistórica e a Educação Ambiental transformadora como uma das possibilidades potencializadoras de se trabalhar com a trama da constituição mútua dos sujeitos implicados nos processos de formação em Educação Ambiental, abordando os diferentes sujeitos, docentes e discentes, no contexto da Pós-graduação em Educação Ambiental, comprometidos com a transformação na sociedade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-03-11
Como Citar
Molon, S. I. (2013). FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM OLHAR SOBRE O PPGEA/FURG. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3389
Edição
Seção
Artigos