FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM OLHAR SOBRE O PPGEA/FURG

Autores

  • Susana Inês Molon Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3389

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Pós-graduação, Abordagem Sócio-histórica.

Resumo

Neste texto, pretendo discutir o processo de formação em Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, nível mestrado e doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/Furg). Apresento uma breve contextualização do campo da Educação Ambiental e da complexidade das dimensões implicadas na formação do educador ambiental. Enfoco as várias denominações e algumas possibilidades de classificações da Educação Ambiental, ressaltando a sua identificação na área da Educação e problematizando as relações entre ambas e entre o meio ambiente. Abordo o processo de constituição do educador ambiental no PPGEA/Furg, tendo presente alguns questionamentos e posições assumidas nesse processo formativo, bem como algumas questões vividas na condição de docente do PPGEA/Furg, desde 2001, e na passagem pela coordenação do Programa durante os anos de 2005 a 2006. Para finalizar, ressalto a articulação entre a Abordagem Sóciohistórica e a Educação Ambiental transformadora como uma das possibilidades potencializadoras de se trabalhar com a trama da constituição mútua dos sujeitos implicados nos processos de formação em Educação Ambiental, abordando os diferentes sujeitos, docentes e discentes, no contexto da Pós-graduação em Educação Ambiental, comprometidos com a transformação na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Inês Molon, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Doutora em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é adjunto IV da Fundação Universidade Federal do Rio Grande e professor do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Fundação Universidade Federal do Rio Grande.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2013-03-11

Como Citar

Molon, S. I. (2013). FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM OLHAR SOBRE O PPGEA/FURG. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3389

Edição

Seção

Artigos