Sobre a Revista

A Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (que atualmente oferta também curso de doutorado) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mantida desde 1999, essa revista se consolidou como um espaço significativo de publicação na área, de língua portuguesa e espanhola, uma vez que os autores são de diversas regiões do País e da América Latina. Em 2003 a revista passou a integrar o Qualis da CAPES, o que garante a validade dos artigos publicados para fins de avaliação de programas de pós-graduação. Hoje, a Revista possui conceito Qualis A3 (2017-2020) pelos parâmetros atuais de avaliação de periódicos.

Edição Atual

v. 42 n. 2 (2025): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental: Fluxo Contínuo
					Visualizar v. 42 n. 2 (2025): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental: Fluxo Contínuo
Publicado: 2025-08-15

Artigos

  • As temáticas ambientais trabalhadas na Universidade Federal de Rondônia, campus Ariquemes

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.17245
    Nathan Lima da Silveira, Clarides Henrich de Barba, Rosângela da Silva Soares Santos
    1-20
  • Educação ambiental e Extensão popular como movimentos para a construção da primeira horta comunitária de Araranguá-SC

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.15855
    Eduardo Fernandes Martinello, Wanderley de Jesus Souza, José Carlos Virtuoso
    21-42
  • Parque Estadual Cunhambebe, Rio de Janeiro-Brasil educação ambiental em unidades de conservação

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.16292
    Hedinene Costa, Daniel Fonseca de Andrade
    43-64
  • A cultura do café sombreado reflexões sobre a Educação Ambiental no Maciço de Baturité, Ceará

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.15356
    Sofia Ribeiro, Filipe Xavier, Iracema Loiola
    65-88
  • A Educação Ambiental na formação de professores um olhar sobre os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas das Universidades Federais do sudeste brasileiro

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.16603
    Amanda Nogueira Lessa, Benjamin Carvalho Teixeira Pinto
    89-110
  • A educação ambiental e a mobilização e participação social nos planos municipais de saneamento básico

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.17071
    Carla Teresinha do Amaral Rodrigues, Dione Iara Silveira Kitzmann
    111-131
  • Ações de Educação Ambiental em espaços não formais de ensino e aprendizagem em análise o Colégio Estadual Rui Barbosa, em Araguaína, Tocantins

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.15853
    André de Oliveira Moura Brasil, Claudia Scareli-Santos, Patrícia Carneiro da Silva
    132-153
  • Indicador de Educação Ambiental como reflexo nos casos de dengue no município de Cruz das Almas - BA

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.17945
    Brenno Vilas Verde Caldas, Yugo Uei Yih Liu, Henrique dos Anjos da Conceição Silva, Lidiane Mendes Kruschewsky Lordelo
    154-175
  • Processo de Educação Ambiental em estudos interdisciplinares prático-teóricos

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.16649
    Andréia Cristina da Motta, Daniela Maimoni de Figueiredo, Selma de Souza Nunes, Marcos Alves Fausto
    176-197
  • Percepções e práticas de Educação Ambiental dos professores em uma escola estadual de Rolim de Moura - Rondônia

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.16769
    Kellyson Silva de Souza, Patricia Helena Mirandola Garcia
    198-219
  • Conhecimentos e práticas de professores de ciências e biologia sobre racismo ambiental

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.17475
    Laura Moreira Pinto Santiago, Julio Cesar Soares Gomes, Zilene Moreira Pereira
    220-241

Educação Ambiental e Justiça Climática no Nordeste - Relatos de Experiências

  • Práticas lúdicas de educação ambiental e justiça climática no Nordeste para a primeira infância

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19405
    Meire Rosa Ferreira Boaventura, João de Araújo Ramos Neto, Paula Ivani Medeiros dos Santos
    242-262
  • Vidas, escola e comunidade Educação Ambiental e protagonismo juvenil no enfrentamento da crise climática em Jaboatão dos Guararapes – PE

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19419
    Anielise da Conceição Campêlo, Helena Maria Barbosa da Paz Chaves Coriolano, Luciana Maria Araújo Rabêlo
    263-283
  • Educação ambiental e justiça climática uma proposta de sequência didática com o gênero textual canção para aulas de língua portuguesa

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19406
    Fabiano Prates, Fernando Varjão de Sousa
    284-300
  • Fanzines para promoção da Educação Ambiental com foco em Justiça Climática

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19401
    Antonia Regina Barbosa Silva, Elaine de Jesus Souza, Cinthia Beatrice da Silva Telles
    301-321
  • Caatinga integração de saberes no Sertão pernambucano

    Maria Adeniza Viturino, Marcella Nunes Amorim, André Luiz Lopes Toledo
    322-340
  • Água e sustentabilidade em debate intervenção pedagógica no alto sertão sergipano

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19404
    Ismael de Almeida, Marcondes Costa Dantas
    341-360
  • Educação ambiental frente à crise climática gestão de resíduos, práticas e reflexões em uma equipe terceirizada do TRT-RN

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19435
    Paulo Filgueira, Thiago Augusto Xavier Campos
    361-377
  • Percepção ambiental sobre mudanças climáticas por meio de incentivo a construção de uma horta orgânica em escola municipal de Landri Sales-PI

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19409
    Raynara da Silva, Weslley Maycon Neris Batista
    378-395
  • Manguezal vivo um projeto de educação ambiental na escola

    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19432
    Keise Ayrla Assunção da Silva, Tito Matias-Ferreira Júnior, Analete Souza Sales
    396-411
Ver Todas as Edições