Sobre a Revista

A Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (que atualmente oferta também curso de doutorado) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mantida desde 1999, essa revista se consolidou como um espaço significativo de publicação na área, de língua portuguesa e espanhola, uma vez que os autores são de diversas regiões do País e da América Latina. Em 2003 a revista passou a integrar o Qualis da CAPES, o que garante a validade dos artigos publicados para fins de avaliação de programas de pós-graduação. Hoje, a Revista possui conceito Qualis A3 (2017-2020) pelos parâmetros atuais de avaliação de periódicos.

Edição Atual

v. 40 n. 2 (2023): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo
					Visualizar v. 40 n. 2 (2023): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo
Publicado: 2023-08-18

Editorial

  • Editorial

    Paula Corrêa Henning, Bernard Constantino Ribeiro, Cíntia Gruppelli da Silva
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.15854

Artigos

  • As ecologias e as trevas educações ambientais no Infer(ce)no

    Rodrigo Barchi
    11-35
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.15063
  • Cantos e encantos das águas arte e poesia na formação humana

    Kenya Ricarte, Maria Alice Corrêa Medina
    36-57
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.13431
  • Narrativas socioambientais, vividas e descritas pelas Destaladeiras de Fumo de Arapiraca, em Alagoas

    Josefa Eleusa Rocha, Luciana Gruppelli Loponte
    58-77
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.13819
  • Concepções e saberes dos discentes de uma pós-graduação em meio ambiente sobre a formação e papel do sujeito ecológico

    Lara de Oliveira Carvalho, Ana Maria Souza dos Santos Moreau, Romari Alejandra Martinez Montaño
    78-103
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14394
  • Condições físicas e ambientais das escolas públicas do município de Portalegre, RN, Brasil

    Enaira Liany Bezerra dos Santos, Luiz Oscar Pereira de Freitas, Maria Betânia Ribeiro Torres, Lizandra Evylyn Freitas Lucas
    104-126
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14398
  • Cultura Oceânica e escola a percepção do professor sobre o ensino de conteúdos relacionados aos ambientes marinhos

    Carmen Pazoto, Michelle Duarte, Edson Silva
    127-152
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14407
  • Propostas didáticas desenvolvidas no contexto de um curso remoto de Educação Ambiental em tempos de covid-19

    Juliane Knopik Digiovani, Josmaria Lopes de Morais
    153-172
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14477
  • Educação Ambiental e Ecologia de Estradas, um diálogo possível para o ensino de biologia

    Douglas José da Silva Ribeiro, Carina Catiana Foppa
    173-194
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14522
  • Autoconhecimento e transdisciplinaridade diálogos com Basarab Nicolescu sobre ambiente, educação e novas tecnologias

    Samuel Lopes Pinheiro
    195-211
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14562
  • Formação de educares(as) ambientais em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas reflexões a partir do olhar dos(as) licenciandos(as)

    Stella Letícia Santos Augusto, Marllon Moreti de Souza Rosa, Marina Battistetti Festozo
    212-229
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14729
  • Infâncias, cuidado, liberdade, pertencimento inspirações indígenas para uma pedagogia nativa

    Lea Tiriba, Mauro Guimarães
    230-249
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.15538
  • Educação ambiental e ensino de História limites e possibilidades

    Cíntia Régia Rodrigues, Letícia Stiehler Machado
    250-270
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14708
  • Agricultura urbana produção de alimentos e prática pedagógica em ambientes escolares

    Tálita Nogueira Gonzaga Melo, Karla Emmanuela Ribeiro Hora
    271-291
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14842
  • Arte e Música Ambiental uma revisão do conceito e sua importância interdisciplinar

    Walena de Almeida Marçal Magalhães, Simone Athayde
    292-312
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14206
  • Escolas Sustentáveis uma nova abordagem para o ensino

    Karen Viana Matias, Regina Célia Macedo do Nascimento, Vinicius Perez Dictoro
    313-332
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14698
  • Escolinha da Biodiversidade boas práticas de Educação Ambiental no Museu da Vila, Luís Correia, Piauí, Brasil

    Rejane Fontenele de Sousa, Áurea da Paz Pinheiro
    333-350
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14527
  • As ecologias de Boaventura no acionar dos plantadores de árvores em práticas de protagonismo ambiental

    Fabio Nascibem, Alessandra Aparecida Viveiro, Oswaldo Gonçalves Junior
    351-371
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14222
  • Análise da Educação Ambiental no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, construído a partir da BNCC

    Ana Fábia Damasceno Silva Brunet, Glaucia Lima Vasconcelos, Icleia Albuquerque de Vargas
    372-390
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14309
  • A Educação Ambiental nas ações públicas de preservação do meio ambiente um estudo multicaso no oeste de Santa Catarina

    Alexandre Gemelli Borges da Silva, Leandro Bordin
    391-411
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14321
  • A educação ambiental não-formal em espaços públicos o caso do lago Braço Morto, Imbé, litoral norte do Rio Grande do Sul

    Moseli Romana, Marc François Richter, Lisiane Acosta Ramos
    412-431
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14338
  • Patas para lo que te quiero mediaatización pedagógica al servicio de la sensibilización ambiental

    Ronaldo Josué Faller, Tamires Lopes Podewils
    432-453
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14370
  • Ecoinovação e cidadania digital desenvolvimento de aplicativo para mapeamento de espécies herbáceas e arbustivas nativas da flora do cerrado

    Silvério Luiz de Sousa, Paulo Antônio da Silva, Alba Regina Azevedo Arana
    454-476
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.13487
Ver Todas as Edições