Sobre a Revista

A Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (que atualmente oferta também curso de doutorado) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mantida desde 1999, essa revista se consolidou como um espaço significativo de publicação na área, de língua portuguesa e espanhola, uma vez que os autores são de diversas regiões do País e da América Latina. Em 2003 a revista passou a integrar o Qualis da CAPES, o que garante a validade dos artigos publicados para fins de avaliação de programas de pós-graduação. Hoje, a Revista possui conceito Qualis A3 (2017-2020) pelos parâmetros atuais de avaliação de periódicos.

Edição Atual

v. 42 n. 1 (2025): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental: Fluxo Contínuo
					Visualizar v. 42 n. 1 (2025): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental: Fluxo Contínuo
Publicado: 2025-04-21

Artigos

  • Pedagogia da Terra como a pedagogia adequada a vida as bases teóricas e trajetória histórica do modelo educativo

    Vitória Cássia Gabriela de Oliveira, José Alberto Casto Nogales Vera
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16818
  • Educação Ambiental na constituição de sujeitos da Educação Infantil a partir dos campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular

    Diovana Machado da Silva, Roberto Carbonera, Vidica Bianchi
    23-39
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16643
  • A educação ambiental crítica e os povos tradicionais uma análise nas atas do encontro pesquisa em educação ambiental (EPEA) de 2001 até 2019

    Pablo Fernandes Rêgo Nóra, Kalana Lariane da Silva, Dieison Prestes da Silveira, Leandro Siqueira Palcha
    40-60
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16647
  • Construção do Pensamento Sustentável e Consciência Ambiental com aporte do Design Thinking

    Alessandra Souza, Maria das Graças Cleophas , Marly Stephany Magalhães Machado
    61-82
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.15867
  • Explorando a percepção socioambiental dos alunos o papel da educação na sensibilização socioambiental de estudantes de Ibatiba-ES

    Eder Junior Carlos de Carvalho, Anderson Lopes Peçanha, Juliana Fontan de Oliveira Carvalho
    83-100
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16756
  • Tem morcegos nesta aula (des)construindo saberes com alunos do ensino fundamental

    Luana Almeida Pereira, João Marcelo Deliberador Miranda
    101-122
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.17539
  • Análise das políticas públicas orientadoras da Educação Ambiental para o ensino médio estadual de Rondônia

    Cleonice Ferreira de Souza, Clarides Henrich de Barba, Zysman Neiman
    123-144
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.17591
  • Questões identitárias e desafios do trabalho com EA “Quem sou eu para falar de Educação Ambiental?”

    Adélia Soares, Tiago Zanquêta de Souza
    145-166
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16746
  • A Educação Ambiental na formação e atuação de profissionais de Engenharia

    Leandro Bordin, Lucas Sakamoto Soares, Ana Carolina Kroth, Marlon Luiz Neves da Silva
    167-189
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16632
  • Educação ambiental crítica no processo de desenvolvimento do Grupo de Consumo Responsável Armazém de Economia Popular Solidária

    Maria Angélica Machado Braga, Danieli Veleda Moura, Lúcia de Fátima Socoowski de Anello
    190-209
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.15508
  • Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE Escolas Sustentáveis panorama da execução no estado da Bahia

    Solange Alcantara Neves da Rocha, Carlos Frederico Loureiro, Laila Nazem Mourad, Fábio Fernandes Barbosa
    210-233
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16830
  • A criação do Transtorno do Déficit de Natureza sobre a produtividade do biopoder

    Thaís Presa Martins, Dra. Nádia Geisa Silveira de Souza
    234-254
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.17708
  • Educação ambiental no Brasil em bases indexadas modelagem de tópicos para identificação de assuntos emergentes

    Carla Graciani, Junir Antônio Lutinski, Cássia Alves Lima-Rezende, Renan de Souza Rezende
    276-297
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16631
  • Mapeamento do campo de pesquisa referente às Representações Sociais sobre Educação Ambiental de licenciandos uma Revisão Sistemática da Literatura

    Ítalo Severo Sans Inglez, Leonardo Deosti, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
    298-319
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.17181
  • Educação ambiental em busca do desenvolvimento socioeconômico e da sustentabilidade da pesca artesanal

    Maryanna Costa Ramalho, Ivo Raposo Gonçalves Cidreira Neto, Weruska de Melo Costa, Betânia Cristina Guilherme
    320-340
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.17461
  • Agenda 2030 a importância da Educação em Solos para alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

    Márcio Silveira Nascimento, Jean Dalmo de Oliveira Marques
    341-363
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16822
  • Articulações entre temas socioambientais e Ensino de Física propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

    Henrique Gonçalves de Souza, Danielle Aparecida Reis Leite
    364-384
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16967
  • Concepções de alunos do Ensino Fundamental acerca dos resíduos sólidos urbanos, Educação Ambiental e mudanças climáticas

    Rodrigo de Souza Poletto, Regiele dos Santos, Rosa Shizue Abe Contardi, Lucken Bueno Lucas
    385-404
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.15714
Ver Todas as Edições