Educação ambiental crítica: uma reflexão sobre significados e sentidos entre estudantes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17502

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação Ambiental Crítica, Meio Ambiente, Ensino Superior

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar qual o efeito de sentido a palavra “Crítica” causa ao ser associada com a expressão “Educação Ambiental” quando apresentado para estudantes universitários de diferentes cursos de uma universidade pública. Esta pesquisa apresentou caráter qualitativo exploratório e contou com a participação de 102 estudantes, com a idade média de 21 anos. A aquisição dos dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário estruturado e análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos. Os resultados obtidos evidenciaram diferentes sentidos para o termo indutor “Educação Ambiental”, bem como um desconhecimento geral a respeito da Educação Ambiental Crítica, o que evidencia a necessidade de se repensar estratégias de divulgação dessa corrente no campus participante do estudo, de maneira que os futuros profissionais saiam da universidade mais preparados para se tornarem também sujeitos ecológicos.

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Biografia do Autor

Luciana Aparecida Farias, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/SP

Mestre (2002) e doutora (2006) em Ciências pela Universidade de São Paulo em Tecnologia Nuclear. Pós-doutorado em Educação Ambiental pelo Programa de Interunidades da USP (2015), especialização em Psicologia Transpessoal (2017) e Pintura Espontânea (2019). Docente na Universidade Federal de São Paulo (Brasil), campus Diadema e coordenadora do Programa de Pós-graduação Análise Ambiental Integrada.

Beatriz de Oliveira Borges, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/SP

Graduada em Biologia pela Universidade Federal de São Paulo (2022).

Elaine Angelina Colagrande, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG

Mestre em Ensino de Ciências (área de concentração: ensino de Química) pela Universidade de São Paulo (2008) e Doutora em Ciências (área de concentração: ensino de Química) pela Universidade de São Paulo (2016). Docente no Instituto de Química da Universidade Federal de Alfenas -UNIFAL/MG (Brasil), no Programa de Pós-Graduação em Química (Educação em Química) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias).

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Farias, L. A., de Oliveira Borges, B., & Colagrande, E. A. (2024). Educação ambiental crítica: uma reflexão sobre significados e sentidos entre estudantes universitários. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(3), 179–202. https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17502

Edição

Seção

VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa