Conservação com inovação: o desenho animado “Mar à Vista!”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17499

Palavras-chave:

Unidades de Conservação, Cultura Oceânica, Nordeste do Brasil

Resumo

A UNESCO recomenda que a educação ambiental seja contínua e comece na pré-escola, com uma abordagem interdisciplinar e conectada às experiências de vida das crianças. Com base nisso, desenvolvemos uma animação 2D ambientada na maior APA federal costeiro-marinha do Brasil, voltada para jovens de 2 a 12 anos, visando sensibilização ambiental e literacia oceânica. Com duas temporadas, a animação integra músicas autorais sobre temas ambientais, fortalecendo a identidade cultural. Com mais de 18 mil visualizações, a série foi reconhecida na imprensa local, participou de festivais de audiovisual e recebeu prêmios, como "Comprometidos com os oceanos e o meio ambiente", da UNESCO, Ashoka, Socialab e National Geographic. O projeto "Mar à Vista!" visa formar uma geração que respeite o ambiente, promovendo a preservação da biodiversidade e a valorização da cultura regional.

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Biografia do Autor

Luana Almeida, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Bacharela em comunicação social. Vice-coordenadora do projeto Mar à Vista! (UFAL).

Karoline Azevedo, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutoranda em Ecologia e Biodiversidade (PPGDIBICT/UFAL). Mestre em Ecologia e Biodiversidade e Bacharela em Ciências Biológicas pela mesma instituição (PPGDIBICT/UFAL).

Maria Villanova, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduanda em Jornalismo (UFAL). Bacharela em Direito (UNDB). Assessora de Comunicação do Projeto “Mar à Vista!” (UFAL)

Ana Cláudia Mendes Malhado, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutora em Ecologia (Oxford). Professora e pesquisadora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Almeida, L., Azevedo, K., Villanova, M., & Malhado, A. C. M. (2024). Conservação com inovação: o desenho animado “Mar à Vista!”. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(3), 120–134. https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17499

Edição

Seção

VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa