Cultura Oceânica e escola

a percepção do professor sobre o ensino de conteúdos relacionados aos ambientes marinhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14407

Palavras-chave:

Educação formal, análise de conteúdo, Iramuteq

Resumo

A Cultura Oceânica diz respeito ao conhecimento público sobre o oceano para a cidadania no uso dos ambientes e recursos marinhos. Para investigar como conteúdos relacionados ao oceano e ambientes marinhos se relacionam com a educação formal, este estudo entrevistou professores da educação básica da cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Os resultados indicaram que os professores demonstram conexão e percebem a importância do tema para a escola e para os alunos, porém, relataram uma abordagem limitada ou indireta desses conteúdos no currículo. Os professores sentem-se dispostos a incluir esse tema em suas aulas, porém acreditam que a formação e a vinculação do tema ao currículo são necessárias e, sobretudo, uma sociedade disposta a valorizar esse conhecimento.

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Biografia do Autor

Carmen Pazoto, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros, Universidade Federal Fluminense (UFF), Laboratório de Genética Marinha e Evolução, Departamento de Biologia Marinha, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Michelle Duarte, Universidade Federal Fluminense

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros, Universidade Federal Fluminense (UFF), Laboratório de Genética Marinha e Evolução, Departamento de Biologia Marinha, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Edson Silva, Universidade Federal Fluminense

Professor associado do Departamento de Biologia Marinha do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).  Coordenador do Laboratório de Genética Marinha e Evolução.

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

Pazoto, C., Duarte, M., & Silva, E. (2023). Cultura Oceânica e escola: a percepção do professor sobre o ensino de conteúdos relacionados aos ambientes marinhos. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(2), 127–152. https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14407