Cultura Oceânica e escola
a percepção do professor sobre o ensino de conteúdos relacionados aos ambientes marinhos
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14407Palavras-chave:
Educação formal, análise de conteúdo, IramuteqResumo
A Cultura Oceânica diz respeito ao conhecimento público sobre o oceano para a cidadania no uso dos ambientes e recursos marinhos. Para investigar como conteúdos relacionados ao oceano e ambientes marinhos se relacionam com a educação formal, este estudo entrevistou professores da educação básica da cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Os resultados indicaram que os professores demonstram conexão e percebem a importância do tema para a escola e para os alunos, porém, relataram uma abordagem limitada ou indireta desses conteúdos no currículo. Os professores sentem-se dispostos a incluir esse tema em suas aulas, porém acreditam que a formação e a vinculação do tema ao currículo são necessárias e, sobretudo, uma sociedade disposta a valorizar esse conhecimento.
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