Articulação de aprendizagens entre espaços educativos formais e não formais num projeto educativo outdoor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17788

Palavras-chave:

Ambiente, Ciência, Educação

Resumo

Esta investigação analisa as práticas letivas numa Escola Secundária e num Jardim Botânico (JB), desempenho e experiências de professores e alunos, aquisição de conhecimentos, vivências e mais-valias. Seguindo metas curriculares e metodologias ativas, desenvolveu-se o projeto “O Jardim Botânico em 3 estações” com alunos do 11º ano de Biologia e Geologia, durante o ano letivo 2019/2020. Questionários aos alunos em 3 fases sazonais, a última marcada pela COVID-19, trabalhos multidisciplinares e uma entrevista à professora cooperante indicam a valorização do JB, estimulação de emoções e motivações, e maior interesse em aprender. Com resposta muito positiva à conjuntura não-formal, os alunos trabalharam conteúdos específicos da disciplina e a professora destaca a resiliência, apesar do confinamento, o desenvolvimento de competências transversais dos alunos, sublinhando-se evidências de sucesso na complementaridade dos dois cenários educativos.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Pessoa Tavares , Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Instituição principal: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Outra instituição: Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

Mail: cristina.tavares@uc.pt

ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8595-218X

Cláudia Filipa Gomes Rodrigues, Universidade de Coimbra

Instituição principal: Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra

Mail: claudiafrodrigues97@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4611-5500

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Tavares, A. C. P., & Rodrigues, C. F. G. (2024). Articulação de aprendizagens entre espaços educativos formais e não formais num projeto educativo outdoor . REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(3), 18–43. https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17788

Edição

Seção

VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa