Articulação de aprendizagens entre espaços educativos formais e não formais num projeto educativo outdoor
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17788Palavras-chave:
Ambiente, Ciência, EducaçãoResumo
Esta investigação analisa as práticas letivas numa Escola Secundária e num Jardim Botânico (JB), desempenho e experiências de professores e alunos, aquisição de conhecimentos, vivências e mais-valias. Seguindo metas curriculares e metodologias ativas, desenvolveu-se o projeto “O Jardim Botânico em 3 estações” com alunos do 11º ano de Biologia e Geologia, durante o ano letivo 2019/2020. Questionários aos alunos em 3 fases sazonais, a última marcada pela COVID-19, trabalhos multidisciplinares e uma entrevista à professora cooperante indicam a valorização do JB, estimulação de emoções e motivações, e maior interesse em aprender. Com resposta muito positiva à conjuntura não-formal, os alunos trabalharam conteúdos específicos da disciplina e a professora destaca a resiliência, apesar do confinamento, o desenvolvimento de competências transversais dos alunos, sublinhando-se evidências de sucesso na complementaridade dos dois cenários educativos.
Downloads
Referências
ALVES, S.; MADANELO, O.; MARTINS, M. Autonomia e flexibilidade curricular: caminhos e desafios na ação educativa. In: Gestão e Desenvolvimento, Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Viseu, v. 27, p. 337-362, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.387. Acesso em: 28 ago. 2024.
AMADO, J. (Coord.). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. 3ª ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.
BENDER, W. Project-Based Learning: Differentiating Instruction for the 21st Century. Corwin, 2012.
CABRAL, I.; ALVES, J. M. Inovação pedagógica e mudança educativa: Da teoria à(s) prática(s). Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Porto, 2018.
CASTRO, Ma. P.; ZERMEÑO, M. G. G. Challenge Based Learning: Innovative Pedagogy for Sustainability through e-Learning in Higher Education. Sustainability, Suiça, v.12, p. 4063, 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/12/10/4063. Acesso em: 28 ago. 2024.
CASTRO, M. P.; ZERMEÑO, M. G. G. Being an entrepreneur post-COVID-19 – resilience in times of crisis: a systematic literature review. Journal of Entrepreneurship in Emerging Economies, México, v.13, nº4, p. 721-746, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JEEE-07-2020-0246. Acesso em: 28 ago. 2024.
CAMACHO, C. F. et al. Relatório Final do Grupo de Projeto Museus no Futuro. Direção-Geral do Património Cultural, Portugal, 2021.
COSME, A.; FERREIRA, D.; LIMA L.; TOLEDO C. IX Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: a redefinição da escola portuguesa. Edição Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE/FPCEUP), Porto, 2023. E-book. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/152845/2/642940.pdf/ . Acesso em: 28 ago. 2024.
DA SILVA, C. G.; HENNING, P. C. Natureza e cultura ou naturezas-culturas? Problematizando as relações humanas com o mundo natural e seus efeitos na crise ambiental. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 41, n. 2, p. 110–132, 2024. Disponível em: https://furg.emnuvens.com.br/remea/article/view/15277. Acesso em: 30 ago. 2024.
DELICADO, A. O Papel Educativo dos Museus Científicos: Públicos, Atividades e Parcerias. Ensino Em Re-Vista, Lisboa, v. 20, n.1, p. 43-56, 2013. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/9018/1/ICS_ADelicado_Papel_ARI.pdf. Acesso em: 28 ago. 2024.
FILIPPOUPOLITI, A.; KOLIOPOULOS, D. Informal and Non-formal Education: An Outline of History of Science in Museums. Sci &Educ, p.781-791, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11191-014-9681-2 Acesso em: 28 ago. 2024.
FONSECA, C. et al. Shooting skinks for good: Producing a movie improves attitudes towards a threatened species. Science of The Total Environment, v. 791, 148356, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2021.148356. Acesso em: 28 ago. 2024.
GOHN, M. da G. Educação Não-Formal, Aprendizagens e Saberes em Processos Participativos. Investigar em Educação, II ª Série, nº1, p. 35-50, 2014. Disponível em:
https://epale.ec.europa.eu/sites/default/files/gohn_2014.pdf . Acesso em: 28 ago. 2024.
GOHN, M. da G. Educação Não Formal: Direitos e Aprendizagens dos Cidadãos(ãs) em Tempos do Coronavírus. Revista Humanidades e Inovação, v. 7, nº 7.7, p. 10-20, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3259. Acesso em: 28 ago. 2024.
GRUZMAN, C.; SIQUEIRA, V. H. O papel educacional do Museu de Ciências: desafios e transformações conceituais. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 2, p. 402-423, 2007. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30907. Acesso em: 28 ago. 2024.
HELDT, G. Educação Não Formal e Educação Ambiental: perspetivas através do Projeto CEMEA. 2022. Trabalho de Conclusão do Curso para obtenção de Grau de Licenciado em Ciências da Natureza- Instituto de Geociências, Porto Alegre, 2022.
HORTAS, J. B.; HORTAS, M. J. Museus, um lugar possível na educação não formal – a experiência do grupo Faz 15-25. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação, p. 333-347, 2016.
IFRIM, C., et al. Non-Formal and Informal Ecological Education in the Botanical Garden Iași-Case Study (I), STUDII ŞI COMUNICĂRI, v.26, p.105-110, 2019. Disponível em: https://www.studiisicomunicaribacau.ro/pdfs/26-2016-2017/18.Ifrim . Acesso em: 28 ago. 2024.
JUNIOR, P. D.; OVIGLI, D. F. Os Museus e a Educação Não Formal: Textos e Contextos. Navegando, Minas Gerais, 2020.
LAMIM-GUEDES, V. Temática socioambiental em Museus de Ciências: educação ambiental e a educação científica. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 77–95, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/6103. Acesso em: 30 ago. 2024.
LARMER, J.; MERGENDOLLER, J.; BOSS, S. Setting the standard for project based learning: a proven approach to rigorous classroom instruction. Alexandria, 2015. 53 p.
MASSON, T. J.; MIRANDA, L. F.; JUNIOR, A. H.; CASTANHEIRA, A. M. P. Metodologia de Ensino: Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). Atas do XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, p. 10, 2012.
MAROS, M., et al. Project-based learning and its effectiveness: evidence from Slovakia. Interactive Learning Environments, v. 31, n. 7, p. 4147-4155, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10494820.2021.1954036. Acesso em: 28 ago. 2024.
MARTINS, G. O.; GOMES, C. S.; BROCARDO, J. L.; PEDROSO, J. V.; CARRILLO, J. L. A.; SILVA, L. M. U.; ENCARNAÇÃO, M.; HORTA, M. J. C.; CALÇADA, M. T.; NERY, R. V.; RODRIGUES, S. V. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação. Homologado pelo Despacho n.º 6478/2017, de 26 de julho, 2017. Disponível em https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf . Acesso em: 28 ago. 2024.
MAKOVEC, D. The teacher's role and professional development. International Journal of Cognitive Research in Science Engineering and Education, v. 6 n. 2, p. 33-45, 2018. Disponível em: https://www.ijcrsee.com/index.php/ijcrsee/article/view/197 . Acesso em: 28 ago. 2024.
MELIM, L.; RODRIGUES, L. A Educação Não-Formal como um Espaço de Liberdade. In: Paulo Freire e a sua pedagogia: crítica, resistência e utopia. No Centenário do seu nascimento (1921-2021), p. 59-64, 2022 . Disponível em: https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022melimrodrigues . Acesso em: 30 ago. 2024.
MEYER, G. C.; MEYER, G. C. Educação Ambiental em Museus de Ciência: diálogos, práticas e concepções. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 9, n. 1, p. 70–86, 2014. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1822. Acesso: 30 agosto 2024.
NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Learning Science in Informal Environments: People, Places, and Pursuits. The National Academies Press, Washington, DC, 2009.
NÓVOA, A. Escolas e professores: Proteger, transformar e valorizar. Salvador: Baía, 2022. 112 p.
PALMEIRÃO, C.; ALVES, J. M. Construir a Autonomia e a flexibilização Curricular. Os desafios da escola e dos professores. Universidade Católica do Porto, 2017. 216p.
REDE INTERINSTITUCIONAL PARA A EDUCAÇÃO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA (INEE). Educação Não-Formal para Adolescentes e Jovens em Contextos de Crise e Conflito: Propostas para uma Taxonomia e Documento de Referência, 2020. 64p.
RIBEIRO, M. do C.; CASTRO, M. Educação não formal: perceções e potencialidades formativas. EduSer, v. 13, n.2, 2021. Disponível em: https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/166 . Acesso em: 28 ago. 2024.
RODRIGUES, C. F. G. Programação, Comunicação e Públicos: Uma Abordagem Sociológica no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. 2020. Relatório de Estágio (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2020.
RODRIGUES, C. F. G.; TAVARES, A. C. P. Flexibilidade curricular no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra: um projeto educativo inovador em tempo de pandemia. Revista Indagatio Didactica, Aveiro, v.13, n. 3, p. 309-346, 2021. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/25560. Acesso em: 28 ago. 2024.
STRAT, T. T. S.; HENRIKSEN, E. K.; JEGSTAD, K. M. Inquiry-based science education in science teacher education: a systematic review. Studies in Science Education, v. 60, n.2, p. 191–249, 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/03057267.2023.2207148#d1e168. Acesso em: 28 ago. 2024.
TAVARES, A. C. P. Ritmos do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012. 118p.
TAVARES, A. C. P. Educação em Jardins Botânicos – 16 anos de experiência. Málaga University Group, 2015. E-Book. Disponível em: http://www.eumed.net/libros-gratis/2015/1442/index.htm. Acesso em 28 ago. 2024.
TAVARES, A. C. P. Metodologia IBSE no ensino-aprendizagem das Ciências da Natureza: casos de estudo em espaços exteriores à sala de aula. 2017. Relatório de Pós-doutoramento, Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade Católica do Porto. Edição on-line. Málaga: Eumed - Universidade de Málaga. Disponível em: : http://www.eumed.net/libros/libro.php?id=1666 Acesso em: 28 ago. 2024.
TAVARES, A. C. P. A Alga, o Índio e a Welwitschia Storytelling como ferramenta de apoio ao Ensino e à Comunicação de Ciência. Sessão especial: V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, v.36, n.3, p. 292-318, 2019.
TAVARES, A. C. P.; SILVA, S.; BETTENCOURT, T. Advantages of Science Education Outdoors through IBSE Methodology. In: BLESSINGER Patrick; CARFORA Jonh . Inquiry-Based Learning for Science, Technology, Engineering, and Math (Stem) Programs: A Conceptual and Practical Resource for Educators (Innovations in Higher Education Teaching and Learning), v.4, p. 151-169, 2015.
TRISTÃO, M. Uma abordagem filosófica da pesquisa em educação ambiental. Revista Brasileira de Educação, Vitória, v. 18, n. 55, p. 847-860, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/4JrzD84h6GSWzmf7VLVbchP/abstract/?lang=pt Acesso em: 28 ago. 2024.
UNESCO. Educação para os objetivos de desenvolvimento sustentável: Objetivos de aprendizagem. United Nations, 2017. 62 p.
WÖLLENSTEIN, J.; DUQUE, E. S. Developing resilience as an approach to dealing with the influences of problematic informal and non-formal education in schools. A practical guide for first-line practitioners, Luxembourg: Publications of the European Commission, 2022. 44p.
ZHAO, Y.; WANG, L. A case study of student development across project-based learning units in middle school chemistry. Discip Interdscip Sci Educ Res v. 4, n. 5, 2022. Disponível em: https://diser.springeropen.com/articles/10.1186/s43031-021-00045-8 Acesso em: 28 ago. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.