Natureza, cultura e ambiente em músicas do projeto Pandorga da Lua
uma análise à luz da educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17977Palavras-chave:
Musical Infantil. Ensino escolar. Identidade cultural.Resumo
Neste estudo, de abordagem qualitativa e de enfoque descritivo, tem-se por objetivo analisar a letra de músicas do projeto Pandorga da Lua, a partir de marcas linguísticas que remetem aos aspectos ambientais e culturais, e identificar recursos motivacionais, a fim de abordar a educação ambiental (EA) escolar. O corpus de análise, composto por 22 músicas, foi analisado à luz das correntes naturalista e crítico-social da EA, em cuja técnica de análise de conteúdo, identificaram-se três categorias: a) natureza e ambiente; b) ser humano; e c) produção e cultura. Para tanto, em cada categoria, onde foram destacados excertos que exemplificam unidade de sentido ao texto, observou-se que a letra e as músicas em questão podem se constituir em recurso pedagógico adequado às práticas educacionais de caráter socioambiental, tendo em vista que contemplam a cultura regional do sul do Brasil, possibilitando o sentimento de pertencimento e de identidade.
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