Natureza, cultura e ambiente em músicas do projeto Pandorga da Lua

uma análise à luz da educação ambiental

Autores

  • Noemi Boer Universidade Franciscana https://orcid.org/0000-0002-3745-2196
  • Marcelo Schaedler Massário Universidade Franciscana
  • Eliza Araujo Machado Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17977

Palavras-chave:

Musical Infantil. Ensino escolar. Identidade cultural.

Resumo

Neste estudo, de abordagem qualitativa e de enfoque descritivo, tem-se por objetivo analisar a letra de músicas do projeto Pandorga da Lua, a partir de marcas linguísticas que remetem aos aspectos ambientais e culturais, e identificar recursos motivacionais, a fim de abordar a educação ambiental (EA) escolar. O corpus de análise, composto por 22 músicas, foi analisado à luz das correntes naturalista e crítico-social da EA, em cuja técnica de análise de conteúdo, identificaram-se três categorias: a) natureza e ambiente; b) ser humano; e c) produção e cultura. Para tanto, em cada categoria, onde foram destacados excertos que exemplificam unidade de sentido ao texto, observou-se que a letra e as músicas em questão podem se constituir em recurso pedagógico adequado às práticas educacionais de caráter socioambiental, tendo em vista que contemplam a cultura regional do sul do Brasil, possibilitando o sentimento de pertencimento e de identidade.

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Biografia do Autor

Noemi Boer, Universidade Franciscana

Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Mestre em Educação (UFSM). Bióloga e Pedagoga. Professora e pesquisadora da Universidade Franciscana (UFN). Atua no programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. 

Marcelo Schaedler Massário, Universidade Franciscana

Publicitário. Músico profissional. Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens (UFN). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Franciscana. 

 

 

 

Eliza Araujo Machado, Universidade Franciscana

Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens, Universidade Franciscana (UFN). Pedagoga. Professora da Educação Infantil, rede municipal de ensino de Alegrete, RS.

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Boer, N., Massário, M. S., & Machado, E. A. (2024). Natureza, cultura e ambiente em músicas do projeto Pandorga da Lua: uma análise à luz da educação ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(3), 78–96. https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17977

Edição

Seção

VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa