<b>Os conteúdos de climatologia nos livros didáticos de geografia do 6º ano do ensino fundamental</b>
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v12i0.1582Palavras-chave:
Climatologia na escola, Ensino de Geografia, Ensino-aprendizagemResumo
Este texto tem como objetivo principal apresentar uma discussão acerca dos conteúdos de Climatologia presentes em dez livros didáticos utilizados por escolas da rede pública e particular de ensino do país identificando qual o seu nível de detalhamento, inter-relação com os demais conteúdos e a aplicabilidade dos mesmos diante das questões atuais que permeiam a sociedade. Alguns conteúdos apresentam-se de forma tradicional, onde os mesmos não possuem aplicação no dia-a-dia dos educandos, concatenação com outros itens presentes nos livros e relação com os aspectos humanos. Medidas deveriam ser implementadas, por autores de livros didáticos e professores, no sentido de compreender a importância dos conteúdos de Climatologia no âmbito da Geografia escolar. Sugere-se a visão sistêmica como forma de abordagem dos conteúdos, a demonstração da aplicabilidade dos mesmos e a inter-relação entre os temas existentes nos livros para que os estudantes possam compreender as relações sociedade-natureza de uma forma mais abrangente e dessa forma, poder ser atuante em seu cotidiano.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11-04-2011
Como Citar
Meneguzzo, I. S., & Meneguzzo, P. M. (2011). <b>Os conteúdos de climatologia nos livros didáticos de geografia do 6º ano do ensino fundamental</b>. Revista Didática Sistêmica, 12, 55–63. https://doi.org/10.14295/rds.v12i0.1582
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo