Os conteúdos de climatologia nos livros didáticos de geografia do 6º ano do ensino fundamental

Isonel Sandino Meneguzzo, Paula Mariele Meneguzzo

Resumo


Este texto tem como objetivo principal apresentar uma discussão acerca dos conteúdos de Climatologia presentes em dez livros didáticos utilizados por escolas da rede pública e particular de ensino do país identificando qual o seu nível de detalhamento, inter-relação com os demais conteúdos e a aplicabilidade dos mesmos diante das questões atuais que permeiam a sociedade. Alguns conteúdos apresentam-se de forma tradicional, onde os mesmos não possuem aplicação no dia-a-dia dos educandos, concatenação com outros itens presentes nos livros e relação com os aspectos humanos. Medidas deveriam ser implementadas, por autores de livros didáticos e professores, no sentido de compreender a importância dos conteúdos de Climatologia no âmbito da Geografia escolar. Sugere-se a visão sistêmica como forma de abordagem dos conteúdos, a demonstração da aplicabilidade dos mesmos e a inter-relação entre os temas existentes nos livros para que os estudantes possam compreender as relações sociedade-natureza de uma forma mais abrangente e dessa forma, poder ser atuante em seu cotidiano.

Palavras-chave


Climatologia na escola, Ensino de Geografia, Ensino-aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v12i0.1582

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ