<b>Considerações sobre o conhecimento de geologia nos livros didáticos de geografia do ensino fundamental

Autores/as

  • Isonel Sandino Meneguzzo

Palabras clave:

Geologia na escola, Ensino de geografia, Ensino-aprendizagem

Resumen

Este texto tem como objetivo principal apresentar os conteúdos de Geologia presentes em dez livros utilizados por escolas da rede pública e particular de ensino do país identificando qual o seu nível de detalhamento e a relação de tais conteúdos diante das questões atuais que permeiam a sociedade. Certos conteúdos ainda apresentam-se com um caráter tradicional, onde os mesmos não possuem aplicabilidade, concatenação com outros itens presentes nos livros e relação com os aspectos humanos. Medidas deveriam ser implementadas por autores de livros didáticos e professores, no sentido de compreender a importância dos conteúdos de Geologia para a disciplina de Geografia e para os educandos. Sugere-se o aprofundamento dos conteúdos de Geologia existentes nos livros devido à sua relativa complexidade e a importância dos mesmos perante um contexto marcado pela exploração acelerada e muitas vezes desordenada de recursos energéticos em todo o mundo.

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Biografía del autor/a

Isonel Sandino Meneguzzo

Mestre em Ciência do Solo, ambos pela UFPR. Atualmente é coordenador e professor do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE).

Mais informações: Currículo Lattes

Cómo citar

Meneguzzo, I. S. (2010). <b>Considerações sobre o conhecimento de geologia nos livros didáticos de geografia do ensino fundamental. Revista Didática Sistêmica, 10(1), 92–98. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1415

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo

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