<b>Considerações sobre o conhecimento de geologia nos livros didáticos de geografia do ensino fundamental

Autores

  • Isonel Sandino Meneguzzo

Palavras-chave:

Geologia na escola, Ensino de geografia, Ensino-aprendizagem

Resumo

Este texto tem como objetivo principal apresentar os conteúdos de Geologia presentes em dez livros utilizados por escolas da rede pública e particular de ensino do país identificando qual o seu nível de detalhamento e a relação de tais conteúdos diante das questões atuais que permeiam a sociedade. Certos conteúdos ainda apresentam-se com um caráter tradicional, onde os mesmos não possuem aplicabilidade, concatenação com outros itens presentes nos livros e relação com os aspectos humanos. Medidas deveriam ser implementadas por autores de livros didáticos e professores, no sentido de compreender a importância dos conteúdos de Geologia para a disciplina de Geografia e para os educandos. Sugere-se o aprofundamento dos conteúdos de Geologia existentes nos livros devido à sua relativa complexidade e a importância dos mesmos perante um contexto marcado pela exploração acelerada e muitas vezes desordenada de recursos energéticos em todo o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isonel Sandino Meneguzzo

Mestre em Ciência do Solo, ambos pela UFPR. Atualmente é coordenador e professor do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE).

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Como Citar

Meneguzzo, I. S. (2010). &lt;b&gt;Considerações sobre o conhecimento de geologia nos livros didáticos de geografia do ensino fundamental. Revista Didática Sistêmica, 10(1), 92–98. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1415

Edição

Seção

Artigos