CONTRIBUIÇÕES DO LAZER E DO LÚDICO PARA PENSAR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA NA ESCOLA
Resumo
Esse artigo teve como objetivo investigar o lazer e o lúdico nos processos de ensino e aprendizagem da capoeira na escola. Participaram do estudo 18 crianças com idade entre 6 e 9 anos, alunas de capoeira de um projeto no contraturno de uma escola pública de São José (SC). Participou, também, a professora que ministra as aulas do referido projeto. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritivo-exploratória e com abordagem qualitativa dos dados. Os instrumentos utilizados foram observações participantes das aulas, entrevista semiestruturada com a professora e coletivas com as crianças. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que a capoeira possui um potencial lúdico intrínseco no seu aspecto de jogo, que pode ser favorecido pela valorização do lazer nas estratégias pedagógicas adotadas pelos professores, contribuindo com processos de ensino e aprendizado significativos para crianças.




