CONTRIBUIÇÕES DO LAZER E DO LÚDICO PARA PENSAR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA NA ESCOLA

Autores

Resumo

Esse artigo teve como objetivo investigar o lazer e o lúdico nos processos de ensino e aprendizagem da capoeira na escola. Participaram do estudo 18 crianças com idade entre 6 e 9 anos, alunas de capoeira de um projeto no contraturno de uma escola pública de São José (SC). Participou, também, a professora que ministra as aulas do referido projeto. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritivo-exploratória e com abordagem qualitativa dos dados. Os instrumentos utilizados foram observações participantes das aulas, entrevista semiestruturada com a professora e coletivas com as crianças. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que a capoeira possui um potencial lúdico intrínseco no seu aspecto de jogo, que pode ser favorecido pela valorização do lazer nas estratégias pedagógicas adotadas pelos professores, contribuindo com processos de ensino e aprendizado significativos para crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Escobar Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2022). Licenciada em Educação Física (UDESC/2020). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF/CNPq/CEFID/UDESC). Professora de capoeira pelo grupo Capoeira Angola Palmares, núcleo de Florianópolis - Mestre Polegar; atuando no Projeto de Extensão "Ubuntu Capoeirar", do LAPLAF no CEFID/UDESC. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas de atuação: lazer, capoeira, educação, lúdico, jogos e brincadeiras.

Beatriz Freitas Da Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2022). Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGCMH/UDESC). Membro pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF/CEFID/UDESC/CNPq). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas de atuação: lazer, esportes, voleibol, práticas pedagógicas.

Alcyane Marinho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Educação Física pela UNESP de Rio Claro (SP) em 1995. Mestre (2001) e Doutora (2006) em Educação Física, Área de Estudos do Lazer, pela UNICAMP (Campinas, SP). Realizou Pós-doutorado pelo Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2010; e pela University of Technology Sydney (UTS), Austrália, em 2020. Atua como professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID). Foi professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Física do Centro de Desportos da UFSC, na área de concentração Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física e na linha de pesquisa Teorias sobre o Corpo, Movimento Humano, Esportes e Lazer, de 2011 a 2021. É professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID/UDESC, nas linhas de pesquisa Atividade Física e Saúde, e Estudos Sociocomportamentais. Coordena o Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do CEFID/UDESC, desde 2016. É sócia-fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer (ANPEL).

Downloads

Publicado

22-08-2025

Como Citar

Martins, S. E., Da Cunha, B. F., & Marinho, A. (2025). CONTRIBUIÇÕES DO LAZER E DO LÚDICO PARA PENSAR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA NA ESCOLA . Revista Didática Sistêmica, 27(1), 30–44. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/16747

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo