CONTRIBUTIONS OF LEISURE AND PLAY TO THINKING ABOUT CAPOEIRA TEACHING AND LEARNING PROCESSES AT SCHOOL

Authors

Abstract

This article aimed to investigate leisure and play in the teaching and learning processes of capoeira at school. 18 children aged between 6 and 9 years old participated in the study, capoeira students from an after-school project at a public school in São José (SC). The teacher who teaches the classes for the project also participated. This is a field research, descriptive-exploratory and with a qualitative approach to the data. The instruments used were participant observations of classes, semi-structured interviews with the teacher and collective interviews with the children. The data was analyzed using the content analysis technique. The results indicate that capoeira has an intrinsic playful potential in its game aspect, which can be favored by the valorization of leisure in the pedagogical strategies adopted by teachers, contributing to significant teaching and learning processes for children.

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Author Biographies

Samara Escobar Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2022). Licenciada em Educação Física (UDESC/2020). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF/CNPq/CEFID/UDESC). Professora de capoeira pelo grupo Capoeira Angola Palmares, núcleo de Florianópolis - Mestre Polegar; atuando no Projeto de Extensão "Ubuntu Capoeirar", do LAPLAF no CEFID/UDESC. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas de atuação: lazer, capoeira, educação, lúdico, jogos e brincadeiras.

Beatriz Freitas Da Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2022). Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGCMH/UDESC). Membro pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF/CEFID/UDESC/CNPq). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas de atuação: lazer, esportes, voleibol, práticas pedagógicas.

Alcyane Marinho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Educação Física pela UNESP de Rio Claro (SP) em 1995. Mestre (2001) e Doutora (2006) em Educação Física, Área de Estudos do Lazer, pela UNICAMP (Campinas, SP). Realizou Pós-doutorado pelo Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2010; e pela University of Technology Sydney (UTS), Austrália, em 2020. Atua como professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID). Foi professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Física do Centro de Desportos da UFSC, na área de concentração Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física e na linha de pesquisa Teorias sobre o Corpo, Movimento Humano, Esportes e Lazer, de 2011 a 2021. É professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID/UDESC, nas linhas de pesquisa Atividade Física e Saúde, e Estudos Sociocomportamentais. Coordena o Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do CEFID/UDESC, desde 2016. É sócia-fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer (ANPEL).

Published

2025-08-22

How to Cite

Martins, S. E., Da Cunha, B. F., & Marinho, A. (2025). CONTRIBUTIONS OF LEISURE AND PLAY TO THINKING ABOUT CAPOEIRA TEACHING AND LEARNING PROCESSES AT SCHOOL. Revista Didática Sistêmica, 27(1), 30–44. Retrieved from https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/16747

Issue

Section

Artigos de Fluxo Contínuo