APORTES DEL OCIO Y DEL JUEGO PARA PENSAR LOS PROCESOS DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE CAPOEIRA EN LA ESCUELA

Autores/as

Resumen

Este artículo tuvo como objetivo investigar el ocio y el juego en los procesos de enseñanza y aprendizaje de la capoeira en la escuela. Participaron del estudio 18 niños con edades entre 6 y 9 años, estudiantes de capoeira de un proyecto extraescolar de una escuela pública de São José (SC). También participó la profesora que imparte las clases del proyecto. Se trata de una investigación de campo, descriptiva-exploratoria y con un enfoque cualitativo de los datos. Los instrumentos utilizados fueron observaciones participantes de clases, entrevistas semiestructuradas a la docente y entrevistas colectivas a los niños. Los datos fueron analizados mediante la técnica de análisis de contenido. Los resultados indican que la capoeira tiene un potencial lúdico intrínseco en su aspecto lúdico, que puede ser favorecido por la valorización del ocio en las estrategias pedagógicas adoptadas por los profesores, contribuyendo a procesos significativos de enseñanza y aprendizaje para los niños.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Samara Escobar Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2022). Licenciada em Educação Física (UDESC/2020). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF/CNPq/CEFID/UDESC). Professora de capoeira pelo grupo Capoeira Angola Palmares, núcleo de Florianópolis - Mestre Polegar; atuando no Projeto de Extensão "Ubuntu Capoeirar", do LAPLAF no CEFID/UDESC. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas de atuação: lazer, capoeira, educação, lúdico, jogos e brincadeiras.

Beatriz Freitas Da Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2022). Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGCMH/UDESC). Membro pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF/CEFID/UDESC/CNPq). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas de atuação: lazer, esportes, voleibol, práticas pedagógicas.

Alcyane Marinho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Educação Física pela UNESP de Rio Claro (SP) em 1995. Mestre (2001) e Doutora (2006) em Educação Física, Área de Estudos do Lazer, pela UNICAMP (Campinas, SP). Realizou Pós-doutorado pelo Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2010; e pela University of Technology Sydney (UTS), Austrália, em 2020. Atua como professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID). Foi professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Física do Centro de Desportos da UFSC, na área de concentração Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física e na linha de pesquisa Teorias sobre o Corpo, Movimento Humano, Esportes e Lazer, de 2011 a 2021. É professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID/UDESC, nas linhas de pesquisa Atividade Física e Saúde, e Estudos Sociocomportamentais. Coordena o Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do CEFID/UDESC, desde 2016. É sócia-fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer (ANPEL).

Publicado

2025-08-22

Cómo citar

Martins, S. E., Da Cunha, B. F., & Marinho, A. (2025). APORTES DEL OCIO Y DEL JUEGO PARA PENSAR LOS PROCESOS DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE CAPOEIRA EN LA ESCUELA. Revista Didática Sistêmica, 27(1), 30–44. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/16747

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo