<b>Os conteúdos de climatologia nos livros didáticos de geografia do 6º ano do ensino fundamental</b>

Autores/as

  • Isonel Sandino Meneguzzo
  • Paula Mariele Meneguzzo

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v12i0.1582

Palabras clave:

Climatologia na escola, Ensino de Geografia, Ensino-aprendizagem

Resumen

Este texto tem como objetivo principal apresentar uma discussão acerca dos conteúdos de Climatologia presentes em dez livros didáticos utilizados por escolas da rede pública e particular de ensino do país identificando qual o seu nível de detalhamento, inter-relação com os demais conteúdos e a aplicabilidade dos mesmos diante das questões atuais que permeiam a sociedade. Alguns conteúdos apresentam-se de forma tradicional, onde os mesmos não possuem aplicação no dia-a-dia dos educandos, concatenação com outros itens presentes nos livros e relação com os aspectos humanos. Medidas deveriam ser implementadas, por autores de livros didáticos e professores, no sentido de compreender a importância dos conteúdos de Climatologia no âmbito da Geografia escolar. Sugere-se a visão sistêmica como forma de abordagem dos conteúdos, a demonstração da aplicabilidade dos mesmos e a inter-relação entre os temas existentes nos livros para que os estudantes possam compreender as relações sociedade-natureza de uma forma mais abrangente e dessa forma, poder ser atuante em seu cotidiano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isonel Sandino Meneguzzo

Mestre em Ciência do Solo, ambos pela UFPR. Atualmente é coordenador e professor do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE).

Mais informações: Currículo Lattes

Paula Mariele Meneguzzo

Professora de Geografia - Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED). Mestre em Geografia pela UEPG-PR.

Publicado

2011-04-11

Cómo citar

Meneguzzo, I. S., & Meneguzzo, P. M. (2011). <b>Os conteúdos de climatologia nos livros didáticos de geografia do 6º ano do ensino fundamental</b>. Revista Didática Sistêmica, 12, 55–63. https://doi.org/10.14295/rds.v12i0.1582

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.