A avaliação no ensino de biologia: concepções e sentimentos de discentes do ensino médio
Palavras-chave:
Ensino de Biologia. Avaliação. Concepções. DiscentesResumo
O estudo teve como objetivo analisar concepções de avaliação de estudantes, no âmbito do ensino formal da Biologia, identificando em que momentos eles se percebem avaliados e o que sentem. Por meio dos relatórios do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) de desempenho das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2011, elegeu-se uma escola da cidade de Recife-PE que apresentou o mais baixo desempenho em Ciências da Natureza. Utilizou-se como instrumento de pesquisa questionários. A análise de conteúdo foi o método usado para o tratamento dos dados. Evidenciou-se que o resultado insatisfatório da escola no ENEM, no que se refere à Biologia, pode estar diretamente relacionado com a perspectiva de ensino-aprendizagem pautada na pedagogia tradicional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
21-02-2014
Como Citar
Coutinho, A. da S., Rezende, I. M. N. de, & Araújo, M. L. F. (2014). A avaliação no ensino de biologia: concepções e sentimentos de discentes do ensino médio. Revista Didática Sistêmica, 15(2), 45–60. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3674
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo