A avaliação no ensino de biologia: concepções e sentimentos de discentes do ensino médio

Autores

  • Anderson da Silva Coutinho Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Izabelle Maria Nascimento de Rezende Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Monica Lopes Folena Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Ensino de Biologia. Avaliação. Concepções. Discentes

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar concepções de avaliação de estudantes, no âmbito do ensino formal da Biologia, identificando em que momentos eles se percebem avaliados e o que sentem. Por meio dos relatórios do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) de desempenho das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2011, elegeu-se uma escola da cidade de Recife-PE que apresentou o mais baixo desempenho em Ciências da Natureza. Utilizou-se como instrumento de pesquisa questionários. A análise de conteúdo foi o método usado para o tratamento dos dados. Evidenciou-se que o resultado insatisfatório da escola no ENEM, no que se refere à Biologia, pode estar diretamente relacionado com a perspectiva de ensino-aprendizagem pautada na pedagogia tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson da Silva Coutinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciado em Ciências Biológicas pela UFRPE. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior. Professor da rede privada de ensino em Pernambuco.

Izabelle Maria Nascimento de Rezende, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRPE. Pós-graduanda em Docência no Ensino Superior.

Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRRJ. Mestre no Ensino das Ciências pela UFRPE. Doutora em Educação pela UFPE. Professora e Diretora do Departamento de Educação da UFRPE.

Downloads

Publicado

2014-02-21

Como Citar

Coutinho, A. da S., Rezende, I. M. N. de, & Araújo, M. L. F. (2014). A avaliação no ensino de biologia: concepções e sentimentos de discentes do ensino médio. Revista Didática Sistêmica, 15(2), 45–60. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3674

Edição

Seção

Artigos