A avaliação no ensino de biologia: concepções e sentimentos de discentes do ensino médio

Anderson da Silva Coutinho, Izabelle Maria Nascimento de Rezende, Monica Lopes Folena Araújo

Resumo


O estudo teve como objetivo analisar concepções de avaliação de estudantes, no âmbito do ensino formal da Biologia, identificando em que momentos eles se percebem avaliados e o que sentem. Por meio dos relatórios do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) de desempenho das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2011, elegeu-se uma escola da cidade de Recife-PE que apresentou o mais baixo desempenho em Ciências da Natureza. Utilizou-se como instrumento de pesquisa questionários. A análise de conteúdo foi o método usado para o tratamento dos dados. Evidenciou-se que o resultado insatisfatório da escola no ENEM, no que se refere à Biologia, pode estar diretamente relacionado com a perspectiva de ensino-aprendizagem pautada na pedagogia tradicional.

Palavras-chave


Ensino de Biologia. Avaliação. Concepções. Discentes

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ