A avaliação no ensino de biologia: concepções e sentimentos de discentes do ensino médio

Autores/as

  • Anderson da Silva Coutinho Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Izabelle Maria Nascimento de Rezende Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Monica Lopes Folena Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palabras clave:

Ensino de Biologia. Avaliação. Concepções. Discentes

Resumen

O estudo teve como objetivo analisar concepções de avaliação de estudantes, no âmbito do ensino formal da Biologia, identificando em que momentos eles se percebem avaliados e o que sentem. Por meio dos relatórios do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) de desempenho das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2011, elegeu-se uma escola da cidade de Recife-PE que apresentou o mais baixo desempenho em Ciências da Natureza. Utilizou-se como instrumento de pesquisa questionários. A análise de conteúdo foi o método usado para o tratamento dos dados. Evidenciou-se que o resultado insatisfatório da escola no ENEM, no que se refere à Biologia, pode estar diretamente relacionado com a perspectiva de ensino-aprendizagem pautada na pedagogia tradicional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anderson da Silva Coutinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciado em Ciências Biológicas pela UFRPE. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior. Professor da rede privada de ensino em Pernambuco.

Izabelle Maria Nascimento de Rezende, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRPE. Pós-graduanda em Docência no Ensino Superior.

Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRRJ. Mestre no Ensino das Ciências pela UFRPE. Doutora em Educação pela UFPE. Professora e Diretora do Departamento de Educação da UFRPE.

Publicado

2014-02-21

Cómo citar

Coutinho, A. da S., Rezende, I. M. N. de, & Araújo, M. L. F. (2014). A avaliação no ensino de biologia: concepções e sentimentos de discentes do ensino médio. Revista Didática Sistêmica, 15(2), 45–60. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3674

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.