<b>A importância do estágio docente de biologia como fonte de mudanças<b/>

Autores

  • Robledo Lima Gil
  • Alexandre Antunes Brum

Palavras-chave:

Estágio supervisionado de ciências e biologia. Modelo didático pessoal. Mudanças conceitual, pessoal e metodológica.

Resumo

Neste trabalho objetivou-se investigar, no âmbito do novo currículo do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, possíveis mudanças de ordem conceitual, pessoal e/ou metodológica, ocorridas durante as experiências de estágio vivenciadas por 22 acadêmicos do curso em questão. Os resultados indicaram que as maiores mudanças, apesar de próximos os resultados, se deram no campo metodológico (37,29%), seguido do conceitual (32,20%) e do pessoal (30,51%), possibilitando o entendimento de que o estágio favorece a atualização dos saberes pedagógicos, em direção à construção do sistema próprio de idéias (modelo didático pessoal).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robledo Lima Gil

É Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui Especialização e Mestrado conferidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPel. Durante esse período, foi Professor Substituto da Faculdade de Educação (FaE/UFPel), Estatutário da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Pelotas e da Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul (5ª CRE), exercendo suas funções docentes, respectivamente, nos cursos de Ciências Biológicas e de Pedagogia, no Ensino de Ciências (séries finais do Ensino Fundamental) e no Ensino de Biologia (Ensino Médio). Recentemente foi Professor Assistente da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Fundação Universidade do Rio Grande (FURG) e Professor Assistente da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atuando no Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação Inicial de Professores de Ciências e Biologia e Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

2012-09-26

Como Citar

Gil, R. L., & Brum, A. A. (2012). &lt;b&gt;A importância do estágio docente de biologia como fonte de mudanças&lt;b/&gt;. Revista Didática Sistêmica, 14(1), 113–126. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2599

Edição

Seção

Artigos